Você já ouviu as frases “Primeiro você come com os olhos” ou “Só de olhar da água na boca”?

Elas estão diretamente relacionadas a apresentação do produto. Ao olhar para uma imagem, não só o lado emocional do cliente é despertado, mas também o lado sensorial. Através da fotografia, é possível provocar os sentidos do cliente para que ele possa imaginar e sentir o cheiro e até mesmo a textura dos alimentos ali fotografados.

Daí a importância de fotografar bem o seu produto para fazer a divulgação. Seja na fachada do restaurante, outdoor, site, ou até mesmo em um simples post do Facebook, a forma como seu produto é apresentado é essencial para trazer o cliente até você.

Confira algumas dicas e cuidados que os fotógrafos profissionais de alimentos utilizam na hora dos clicks:

  • Dê preferência a luz natural. Fotografe seu produto próximo a uma janela, para que a luz natural favoreça a fotografia. Posicione o produto de modo que a luz o atinja lateralmente.
    Se utilizar luz artificial, cuidado com o flash. A utilização do flash pode mudar a aparência e texturas reais dos alimentos.
  • Qualidade da câmera. Seja, com uma câmera profissional ou com a câmera de um smartphone, a qualidade da câmera é essencial para uma boa foto.
  • Nitidez. As fotos precisam ser nítidas. Nada de fotos tremidas ou desfocadas. Não tenha pressa para fotografar. Lembre-se que é a apresentação do seu produto que está em jogo.
  • Escolha um ângulo que destaque o alimento. Geralmente, quanto mais baixo fotografar, melhor irá aparecer a tridimensionalidade do seu prato e detalhes do alimento. Enquadre também de cima para baixo, em um angulo de 45º. Esse ângulo simula a vista de uma pessoa que estará sentada em frente ao prato.

45-graus
Fotografia tirada no ângulo de 45º


Fotografia tirada na altura do prato

  • Coloque um fundo para fotografar. Reúna acessórios que contrastam, um fundo branco, uma  cor que destaque o seu produto. Mas lembre-se, fotografia deverá chamar atenção exclusivamente para o produto que está sendo fotografado, e não para o cenário envolta.
  • Se você tem um Site, Loja Virtual, ou fotografa alimentos com frequência para Cardápios, etc, vale a pena investir em um Mini Estúdio Fotográfico, há diversos modelos disponíveis para venda na internet. Um Mini Estúdio é perfeito para fotografar objetos e possui um ótimo custo x benefício.

    O que está esperando? Comece já a fotografar e divulgar os seus produtos!

    Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários ou se preferir, entre em contato: renata@renatacarbonero.com 

DICA DA SEMANA: Se você tem uma Fanpage onde posta as fotos dos seus produtos, coloque seu logotipo como marca d’agua na fotografia. Assim, todos saberão que se trata do seu produto, mesmo que a foto seja divulgada em outros lugares.