“Ahhh mas está muito caro, fulano cobra mais barato”
“Nossa! Achei que fosse mais barato, por ser só brigadeiros”
“Tem desconto?”
“Nossa! Que bolo caro, por que tudo isso?”
Alguma dessas frases lhe parece familiar? Isso acontece porque essas frases se tornaram automáticas, não só para você que vende bolos e doces, mas também para os profissionais de outros. É preciso argumentar e saber valorizar seu trabalho para conduzir situações como estas.
Confira as dicas abaixo e saiba como valorizar seu trabalho e aumentar suas vendas, tanto na Páscoa quanto no decorrer do ano:
1 – Nunca divulgue seu trabalho como sendo “barato”, pois a palavra barato está muitas vezes associada como baixa qualidade. Não discuta preços, venda benefícios, fale de qualidade e de como o seu produto irá satisfazer a necessidade do cliente. Reforce sempre que os ingredientes que utiliza para fazer seus produtos são de excelente qualidade.
2 – Faça algo diferenciado. Você pode vender diversos tipos de produtos, bolos, docinhos gourmet, cupcakes, bolos de pote, mas crie algum diferencial. Um novo recheio, cobertura, detalhe na embalagem de entrega. Algum detalhe para que o cliente lembre de você e te torne único para ele.
Por exemplo: Se você vende bolo de pote, além de uma colher acrescente guardanapos decorados com o seu logo ou um adesivo junto a embalagem.
3 – Divulgue sempre fotos do seu trabalho. O cliente que ainda não conhece seu serviço, irá chegar a você através de indicação de outros clientes ou fotos do seu trabalho. Neste caso, antes de provar seu produto, o cliente deverá primeiramente “comer com os olhos”, então CAPRICHE! Pode parecer bobagem, mas antes de tirar foto dos seus bolos, brigadeiros, cupcakes, certifique-se que está fotografando somente o que deseja e não a cozinha bagunçada ou pia cheia de louças.
4 – Higiene e organização. Manter sempre a higiene é fundamental. Mantenha a cozinha sempre limpa e organizada, assim como as unhas das mãos que devem estar sempre limpas e cortadas. Utilize toucas e redinhas no cabelo, pois basta 1 fio de cabelo no meio do recheio do bolo para perder um cliente e ainda correr o risco de ter a falha exposta nas redes sociais. Se atente sempre a validade dos seus produtos.
5 – Crie um Site Profissional. O Site será seu cartão de visitas digital, vai lhe ajudar a ganhar mais credibilidade e conquistas cada vez mais clientes. Se ainda não é possível fazer um site, comece com uma Página no Facebook. Mantenha a página atualizada divulgando sempre as fotos dos seus produtos.
6 – Cultive o relacionamento com seus clientes. Como diria Philip Kotler (pai dos marketeiros) “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”. Muitas encomendas surgem baseadas na confiança e indicação, por isso, faça um bom atendimento e nunca entregue menos do que prometeu ao cliente.
7 – Seja atualizado. Fique por dentro das novidades do mundo da confeitaria. Saiba sobre o novo chantininho, dos bicos russos, do novo recheio para bolo de pote, etc. Conheça as variedades de ingredientes que existem e que você pode utilizar.
8 – Valorize sempre sua profissão e conhecimento. A “gourmetização do mundo” trouxe destaque para vários ramos de atuação, e o ramo da confeitaria foi um deles. Programas de televisão, competições, reality show, trouxeram à tona destaque a confeitaria e a chance dos profissionais mostrarem ainda mais todo o seu talento e delícias que sabem fazer.
9 – Seja lembrado. Se você já possui o contato de seus clientes, mande uma mensagem por Whatsapp, Facebook ou e-mail, próxima as datas comemorativas. Por exemplo, mande uma mensagem para divulgar que estará aceitando encomendas para páscoa. Valorize a confeitaria artesanal. Coloque uma foto dos ovos, bolos e bombons que irá fazer juntamente a uma tabela com os respectivos preços. Se antecipe, vá até o cliente antes que ele decida comprar em uma loja tradicional.
10 – Surpreenda sempre que puder! Quando receber encomendas grandes por exemplo, dê algo a mais ao cliente. Um cupcake, um bombom, uma caixinha de brigadeiros, um calendário com o logo de sua marca, algo para agradar o cliente. Essa tática faz com que as chances do cliente ser fiel e retornar a você seja muito maior.
Se você já passou por isso, conte para nós sua experiência e como conseguiu driblar a situação.
Sucesso e que venham as encomendas!
DICA DA SEMANA: A Páscoa é uma das melhores épocas para quem quer aumentar as encomendas e conquistar novos clientes, por isso se você pretende trabalhar este ano com ovos de chocolate, já está mais do que na hora de se planejar e divulgar aos clientes as delícias que estará fazendo!
Então trouxe hoje algumas 2 sugestões de livros e cursos para quem quer trabalhar com chocolates e faturar nessa Páscoa!
Vamos lá!
Curso: Bombons, Trufas Artesanais e Delícias de Páscoa
Além de aprender a trabalhar com as mais diversas variedades de ovos de páscoa, você também irá aprender a fazer trufas e bombons para lucrar o ano inteiro. Você também irá saber quais são os utensílios indispensáveis começar a produção. Saber o material necessário para trabalhar com chocolates é essencial para não ter prejuízos financeiros comprando materiais que nunca irá utilizar.
Esse curso é no formato de um livro digital e é simplesmente apaixonante!
Neste vídeo você poderá conferir as delícias que irá aprender: https://goo.gl/pJQ61f
Combo Páscoa Recheada: 2 apostilas online de 46 páginas com conteúdo e mais 26 receitas exclusivas da Chef + 10 videoaulas
Este combo de conteúdos é da Chef Ana Silvia Valadão, campeã do reality show de confeitaria “Que Seja Doce” da GNT. É maravilhoso! Além de vir várias receitas para rechear ovos de colher, você também terá dicas sobre como vendê-los.
Confira: https://goo.gl/cjyKRi
Então mão na massa e que venham as encomendas!