Tipos de Aplicativos de Delivery de Comida
Muitos empreendedores do ramo da alimentação ficam na dúvida na hora de escolher qual aplicativo de delivery utilizar para vender os seus produtos. Surgem dúvidas sobre qual o melhor tipo de aplicativo para o negócio, valores, taxas, planos, etc.
Por isso eu trouxe nessa matéria, algumas informações sobre os tipos de aplicativos de delivery de comida que existem no mercado.
Quais os tipos de aplicativos de delivery que existem?
Basicamente, existem 2 tipos de categorias de aplicativos de delivery: os aplicativos de marketplace, que são aqueles famosos, como: iFood, Uber Eats, 99Food, Aiq fome, Rappi, onde vários estabelecimentos se cadastram e vendem os produtos dentro de um mesmo aplicativo. E tem os aplicativos de delivery próprio, onde uma pessoa (dono de um negócio) contrata uma plataforma para vender só os produtos dela.
Como funciona o cadastro nos Aplicativos de Delivery?
Para cadastros em aplicativos de marketplace, você acessa o site da empresa, preenche um formulário de cadastro, a equipe avalia o seu negócio e depois de alguns dias a equipe entra em contato com você pra falar sobre a aprovação do seu cadastro e orientar sobre a configurarão do cardápio, preços, fotos dos produtos, etc.
E para a maioria desses aplicativos de delivery famosos, você precisa ter um CNPJ para cadastrar a sua empresa.
Têm aplicativos de delivery que o cadastro é gratuito, você irá pagar somente uma comissão sobre as suas vendas e tem outros aplicativos em que é necessário pagar uma taxa de ativação no momento. docadastro para começar a vender seus produtos.
Já para o cadastro em aplicativos de delivery próprio, na maioria deles você acessa o site da empresa, contrata o aplicativo ou plataforma e já recebe o seu login e senha para configurar seus produtos dentro do aplicativo e começar a vender.
Quais os valores para estar utilizando os aplicativos de delivery?
Os aplicativos de delivery de marketplace (os aplicativos mais famosos) geralmente possuem 2 tipos de planos: um plano para você cadastrar o seu negócio e vender através do aplicativo e outro plano que inclui um entregador parceiro para realizar as entregas dos seus produtos.
Para planos que não incluem um entregador, as taxas geralmente variam entre 10% a 15% sobre cada venda e podem existir mensalidades que você deverá pagar caso fature acima de um valor estabelecido pelo aplicativo.
Já no aplicativos de delivery próprio, você não paga taxas de comissão sobre as vendas, você paga somente uma mensalidade que geralmente varia de R$ 150,00 a R$ 200,00. Então, independente da quantidade de produtos que você vender, você irá pagar somente aquela mensalidade. E no aplicativo de delivery próprio você é o responsável pelas entregas dos produtos. Alguns dos aplicativos possuem integração com empresas parceiras de entrega como a Loggi, por exemplo. Mas na maioria destes aplicativos, você deverá ter um entregador em sua equipe dou contratar um entregador terceirizado (entregadores da Lalamove, por exemplo).
Quais as principais Vantagens e Desvantagens de cada tipo de aplicativo de delivery?
Todos esses aplicativos possuem vantagens e desvantagens. Tudo irá depender das suas necessidades e do seu tipo de negócio, para saber qual o melhor aplicativo de delivery para sua empresa.
APLICATIVOS DE DELIVERY – MARKETPLACE
VANTAGENS
Esses aplicativos de delivery famosos possuem um tráfego muito grande. Milhares de usuários acessam esses aplicativos diariamente, então as chances de novos clientes conhecerem o seu negócio nesses aplicativos são bem grandes.
Outra vantagem é esses aplicativos de delivery de marketplace, é que eles investem muito em marketing! Seja em comerciais na televisão, anúncios no Youtube, anúncios em sites, anúncios nas redes sociais, patrocínios de podcasts, outdoors, etc. E isso faz com que cada vez esses aplicativos se tornem mais conhecidos e mais usuários se cadastrem para utilizá-los.
Esses aplicativos de comida famosos possuem a opção de plano com entregadores parceiros, ou seja, se você ainda não tem um entregador próprio, não tem problema, terão entregadores parceiros desses aplicativos que irão buscar os pedidos e levá-los até os clientes.
Outra vantagem desses aplicativos de delivery, é que eles possuem diversas formas de pagamento para facilitar o recebimento. Então, você não precisa se preocupar com sistemas de pagamento, o aplicativo irá fornecer as oprções e seus clientes irão conseguir comprar seus produtos pelo aplicativo das mais diversas formas.
Por se tratar de aplicativos famosos e que aparecem com frequência nas mídias, as pessoas confiam mais na hora de realizar suas compras, pois sabem que aqueles aplicativos são seguros, então muitas pessoas preferem comprar pelo aplicativo famoso, devido a confiança e credibilidade.
DESVANTAGENS
Por ter tantas facilidades para os empreendedores e consumidores, os aplicativos de delivery de marketplace cobram uma taxa sobre cada venda que você realiza e dependendo do seu faturamento, costumam cobrar uma mensalidade também, o que muitas vezes é um preço alto para o empreendedor iniciante.
Você só pode cadastrar o seu negócio nesses aplicativos famosos se tiver um CNPJ, caso contrário, você pode se cadastrar.
Você não tem acesso as informações dos clientes para manter um relacionamento com eles, portanto você não consegue construir uma base de clientes ou se relacionar com eles.
Na maioria destes aplicativos, você fica dependendo da plataforma para fazer as alterações que precisa.
APLICATIVOS DE DELIVERY PRÓPRIO
VANTAGENS
Nos aplicativos de delivery próprio, geralmente você não paga taxas de comissão sobre cada venda. Você irá pagar uma mensalidade fixa independente da quantidade de vendas que você realizar.
Você tem autonomia para alterar o que quiser na hora que desejar dentro da plataforma. Você pode alterar oseu cardápio, as formas de pagamento que você irá aceitar, as fotos dos seus produtos, etc.
No aplicativo de delivery próprio, você pode vender utilizando o seu CPF, ou seja, como pessoa física.
Muitos desses aplicativos de delivery próprio funcionam através de um link que o cliente irá clicar e será direcionado para o seu cardápio. Então o cliente não terá que instalar nenhum aplicativo para fazer o pedido online.
DESVANTAGENS
Com o seu aplicativo de delivery próprio, você terá que fazer o marketing, investir em anúncios e divulgações para as pessoas saberem que você vende através desse aplicativo, pois só haverá tráfego de pessoas nesse aplicativo, se você divulgar que ele existe, que é por ali que vão fazer os pedidos online dos seus produtos.
As formas de pagamento dos aplicativos de delivery próprio podem ser mais limitadas.
A maioria dos aplicativos de delivery próprio não possuem sistema de entrega com motoboys parceiros. Você deverá ter um entregador na sua equipe ou contratar um entregador terceirizado.
Já deu para perceber que cada um dos tipos de aplicativos de delivery tem os seus prós e contras, né? Basta você analisar qual é o aplicativo de delivery mais viável para o seu negócio e seus objetivos com a sua empresa!
Me conta aqui nos comentários se você já utiliza o sistema de delivery no seu negócio!