Escolha uma Página

Como vender bolo pela internet Parte 1: Ferramentas e Aplicativos

Se você quer aprender como vender bolos pela internet, saiba que existem aplicativos e ferramentas para te ajudar a vender os seus doces online e potencializar os resultados do seu negócio.

Antes de te apresentar esses aplicativos e ferramentas, gostaria de te chamar a atenção para algo bem importante e que pode mudar a maneira como você enxerga a internet e o seu trabalho.

Você já deve ter escutado alguém falar ou lido em algum lugar que a internet é a rua mais movimentada no mundo, né?

Milhares de pessoas circulando por essa rua. Navegando pela internet 24 horas por dia.

E se o seu negócio está nessa rua, ou seja, se o seu negócio está presente na internet, as chances de você conseguir vender aumentam muito. 

Mas não adianta você ter uma confeitaria na rua mais movimentada do mundo, se essa confeitaria está com as portas fechadas, com a fachada abandonada e aparentando não ter funcionários para atender os clientes.

E isso acontece muito. Quantos confeiteiros e confeiteiras criam perfis nas redes sociais, criam sites e acabam deixando ali, abandonados, sem alimentar com conteúdos, sem atualizar as informações de contato, sem um cardápio ou fotos dos produtos e sem o endereço da confeitaria. 

O potencial cliente acessa o perfil da confeitaria no Instagram, vê uma biografia escrita de qualquer jeito, sem nenhum destaque, com poucas informações, sem nenhuma storie do dia e com a última foto postada há 2 meses.

O que esse potencial cliente irá pensar? Vai deduzir que aquele perfil está abandonado, não é?

Isso é o mesmo que ter uma confeitaria fechada na rua mais movimentada do mundo. As pessoas vão passar pelo seu estabelecimento e não vão entrar, pois a porta está fechada, não dá para ver nenhum produto na vitrine e parece que não tem ninguém ali para atendê-las. 

Então, não basta estar ter o seu negócio na internet, não basta ter o seu negócio na rua mais movimentada do mundo. Esse é só o primeiro passo. Você precisa abrir as portas, chamar a atenção dos clientes, deixar o ambiente convidativo para que os potenciais clientes queiram entrar e ver os seus produtos. 

Na internet, isso significa usar estratégias de marketing para divulgar sua confeitaria, atrair a atenção dos potenciais clientes, construir um relacionamento com o seu público para poder aplicar as estratégias do marketing digital e conseguir vender os seus produtos. Estratégias para fidelizar seus clientes e fazer com que esses clientes se tornem fãs e indiquem seus produtos para outras pessoas, que sejam propagadores da sua marca.

Se você quer aprender como vender bolos pela internet, nessa matéria eu vou te contar as principais ferramentas e aplicativos para você fazer isso. E você pode usar mais de uma ferramenta ou aplicativo ao mesmo tempo para ajudar a potencializar os seus resultados!

SITE

O site é uma excelente ferramenta para te ajudar vender bolos pela internet. Você pode ter um site simples, sem muitas páginas e menus, mas que seja um site bonito, que transmita profissionalismo, que tenha uma boa usabilidade para os usuários, que seja fácil de navegar e localizar as informações, que mostre os produtos que você vende, os sabores dos bolos, o endereço da sua loja, prazos para encomenda ou se trabalha com bolos a pronta entrega, etc. Um site simples, objetivo e que transmita confiança para as pessoas.

E esse site pode ser um e-commerce, ou seja, uma loja online, que possua meios para o cliente efetuar o pagamento do produto e um sistema de entrega para o cliente receber o bolo ou doce no conforto de sua casa.

Existem várias plataformas pagas e gratuitas onde você mesmo pode criar o site da sua confeitaria, como a plataforma da Nuvemshop, Google Sites, Wix, Hostgator, WordPress, Site123, entre outras. 

Um site vai ajudar a passar mais credibilidade e profissionalismo do seu negócio. 

Outra ferramenta que vai te ajudar a vender bolos na internet é o Instagram.

PERFIL COMERCIAL NO INSTAGRAM

Você pode ter um perfil comercial no Instagram para o seu negócio, onde irá postar conteúdos sobre a sua confeitaria, colocar o seu cardápio nos destaques do Instagram, colocar um link do seu site na biografia ou link do seu contato de WhatsApp para quando o cliente clicar esse link da biografia ser direcionado para a conversa no WhatsApp. Inclusive tem uma matéria aqui no blog onde eu ensino como fazer esse link de WhatsApp para por na bio do Instagram. Clique Aqui, para conferir!

Esse perfil do seu Instagram será como a vitrine da sua confeitaria, onde você vai expor as suas delícias e gerar interesse nas pessoas para comprarem os seus produtos.

E você pode ter até mesmo uma lojinha dentro do Intagram, o Instagram Shopping! Criando um catálogo dos seus produtos para vender no Instagram. E esse catálogo e marcações dos produtos nas fotos serão vinculados ao seu site. Nesse site, você vai precisar pensar nas formas de pagamento que irá disponibilizar para o seus clientes. Se vai trabalhar com maquininhas, ou empresas de meios pagamentos eletrônicos como o Pagseguro, Mercado pago, que são opções que você pode receber os pagamentos dos clientes por cartão, boleto, QR code, transferências, etc. 

E deverá pensar também na forma de entrega. Como você vai entregar os seus bolos? O cliente que terá que vir retirar no seu estabelecimento? Ou você mesma que irá levar o bolo até a casa do cliente? Ou irá contratar uma empresa terceira de entregadores para efetuar as entregas?

Tanto as formas de pagamento, quanto as formas de entrega devem ser bem pensadas, levando em consideração todos os custos que você terá.

Mas não se preocupe! Com ou sem o Instagram Shopping você poderá fazer ótimas vendas usando o seu perfil no Instagram, basta usar as estratégias de marketing corretamente para saber divulgar seus bolos, construir um relacionamento com seu público e fazer muitas vendas. 

No meu curso online A Receita Secreta do Marketing Gastronômico eu ensino as melhores estratégias e técnicas do marketing digital para quem trabalha no ramo de alimentos. Clique Aqui e confira! Se as turmas estiverem lotadas você ainda vai poder se cadastrar na lista de espera, e assim que tiverem novas vagas, eu aviso você.

APLICATIVOS DE DELIVERY

Outra forma vender bolos pela intenet é utilizar aplicativos de delivery online.

E a vantagem da maioria desses aplicativos, principalmente os famosos de marketplace é que eles já possuem sistema de pagamento e sistema de entrega, por isso que cobram um taxa maior de comissão. E além de ter essas facilidades, também geram muita visibilidade para o seu negócio. 

O maior exemplo de aplicativo de delivery de comida é o gigante do mercado, o iFood, que recebe mais de 60 milhões de pedidos por mês! 

Imagine ter o seu negócio dentro desse aplicativo! Teria muita visibilidade e oportunidades de vendas.

Além do iFood, existem outros aplicativos de delivery de comida como o Grand Chef, Jota Já, Delivery Much, Aiqfome, Rappi.

Suponha que você irá vender seus bolos pelo iFood, os meios de pagamento estão lá, prontinhos para os seus clientes e tem entregadores parceiros que vão fazer as entregas dos seus produtos, mas você precisa se atentar aos tipos de embalagens que irá utilizar. 

Lembre-se que precisam ser embalagens apropriadas para seu produto e que façam seus bolos resistirem ao transporte. Não adianta querer enviar um bolo de festa de 15 anos de três andares através de um motoboy de aplicativo. Para esses bolos, precisa ser um outro tipo de transporte para não correr o risco do bolo desmoronar no caminho. Agora, bolos caseiros, bentô cake, bolos mais simples e menores você pode utilizar os entregadores normalmente, desde que os produtos estejam em embalagens adequadas.

Outra forma de vender bolos pela internet e usando os grupos de WhatsApp. 

GRUPOS DE WHATSAPP 

Muitos empreendedores faturam alto com a venda de bolos por Whatsapp. E eu não estou falando de ter uma conta comercial no Whatsapp, estou falando do Whatsapp pessoal mesmo, que muitas confeiteiras acabam usando para fazer parte de grupos, grupos de moradores no bairro, grupos moradores de condomínios e até mesmo grupos de desapego. E divulgam ali as fotos dos seus bolos que acabaram de sair do forno ou divulgam fotos de bolos para festas com seu contato, pix, etc. Dá para fazer muitas vendas também! E como eu sei disso? Eu faço parte de vários grupos de WhatsApp e acompanho as vendas dessas confeiteiras bem de perto. 

CARDÁPIO DIGITAL

Tem também plataformas onde você consegue montar uma cardápio digital com seus bolos e doces e divulgar esse cardápio nas redes sociais, por e-mail e por um link nos grupos do Whatsapp. 

Você pode montar o seu cardápio digital através da Goomer, Oimenu, Anotaai, Meu cardápio, Olá click, entre outras plataformas que oferecem esse tipo de serviço. Tem plataformas que são pagas e outras gratuitas, vai depender muitos das funcionalidades que cada um oferece. Tem cardápios online que oferecem incluso o sistema de pagamento, outros aceitam integração com sistemas de entrega e outras simplesmente funcionam apenas como um cardápio online.

Agora que você já sabe os tipos e ferramentas que existem para te ajudar a vender bolos pela internet, não tem desculpa para você não vender suas delicias online!

O que você precisa além dessas ferramentas é de saber utilizar as estratégias corretas, usar o marketing digital para divulgar os seus produtos, atrair a atenção do seu publico e criar ofertas irresistíveis para as pessoas comprarem de você.

Neste blog, você irá encontrar várias dicas de marketing, mas eu também tenho o meu curso que se chama A Receita Secretado Marketing Gastronômico. Nele, eu ensino o passo a passo das melhores estratégias de marketing para você faturar alto com seus bolos na internet ou no seu estabelecimento fisico. 

Eu ensino desde como definir os produtos que irá vender, (independente se você trabalha com bolos, salgados, refeições ou qualquer outro tipo de negócio no ramo da alimentação), até como conseguir parcerias na internet e ser patrocinado por grandes empresas do mercado.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE

Quanto antes você aprender e usar as estratégias de marketing no seu negócio, melhor serão os seus resultados!

Te vejo dentro do curso, hein!

Deixe sua dúvida ou comentário no campo abaixo:

Renata Carbonero

Renata Carbonero

Criadora de Conteúdo