Dicas e Estratégias para as Redes Sociais
Para acompanhar os novos hábitos dos consumidores, ter o negócio presente na internet já deixou de ser um diferencial e passou a ser exigência do mercado.
As redes sociais ganharam força e hoje fazem parte do dia a dia das empresas não só como como canal de relacionamento com os clientes, mas como uma poderosa ferramenta de divulgação para os negócios, o famoso marketing nas redes sociais.
Postagens, vídeos, anúncios digitais, divulgação em grupos são algumas das formas que as redes sociais estão sendo utilizadas para promover produtos e aumentar as vendas de muitas empresas e empreendedores no Facebook e Instagram.
Pensando nisto, trouxe hoje algumas dicas de estratégias para suas redes sociais e também alguns alertas, de erros que podem estar dificultando suas vendas.
Confira agora as dicas que vão te ajudar com a divulgação do seu negócio!
1. Reserve um tempinho para analisar quais estratégias que você utilizou nas redes sociais que funcionaram muito bem este ano e quais não tiveram um bom desempenho.
Eu aconselho que você liste estas estratégias, assim ficará mais fácil para avaliar se alguma estratégia não obteve resultados porque não serve para o seu tipo de negócio ou se não funcionou porque você não soube aplicá-la da maneira correta.
Vamos a um exemplo para entender melhor!
Você trabalha com bolos no pote na cidade de Guarulhos – SP e decide fazer um anúncio no Facebook para aumentar as vendas de seu negócio. Você prepara um banner digital com uma arte atrativa com a foto do seu produto e na hora de segmentar o público você escolhe mostrar seu anúncio para todo o Brasil, pois você quer alcançar um grande número de pessoas.
De fato, pessoas do Brasil inteiro poderão visualizar o seu anúncio, mas essa estratégia não irá funcionar para aumentar suas vendas. Se você trabalha na cidade de Guarulhos, você precisa atingir pessoas que tenham interesse e que possam se deslocar de onde moram para comprar o seu produto. Por exemplo, uma pessoa que mora no Paraná pode ter gostado do seu anúncio e clicado para saber mais sobre os seus bolos no pote, mas ela não terá condições de se deslocar de onde está para comprar o seu produto. Fica inviável ela sair do Paraná e ir até São Paulo para comprar bolos no pote. Ou seja, você perderá uma venda e ainda irá ter que pagar pelo clique que essa pessoa fez no anúncio.
Neste caso, o ideal é que você faça anúncios apenas para sua cidade e/ou no máximo cidades vizinhas, que poderá receber encomendas e ter a possibilidade de fazer as entregas ou do cliente se deslocar até você para retirar o produto.
Por isso que é importante reservar um momento para analisar suas estratégias. Neste exemplo, a estratégia dos anúncios no Facebook não trouxe os resultados esperados porque não foi aplicada corretamente. Então seria o caso apenas de ajustá-la e não eliminá-la dos planos.
2. Outra coisa que pode estar acontecendo. Vamos imaginar que você trabalha com salgados e recebe sempre encomendas de pessoas conhecidas (família, amigos, vizinhos, etc.). Você quer expandir e encontrar novos clientes, então começa a divulgar seus salgados nos grupos venda da sua cidade no Facebook. Por mais que você divulgue, os resultados não aparecem.
Neste ponto, preste atenção para onde sua postagem está direcionando os possíveis clientes. Como está sua fanpage? Ela está transmitindo a imagem que deseja passar da sua empresa? As pessoas podem até estar se interessando pelo seu produto, mas ao clicarem no seu post e serem direcionadas para sua fanpage, elas precisam sentir segurança, ver que seu negócio é organizado, que possui uma identidade, um logotipo, uma capa atrativa, seus contatos amostra, fotos dos seus produtos e comentários de outros clientes elogiando seu negócio. Esses detalhes trazem confiança para as pessoas que estão interessadas no seu produto e consequentemente, aumentam as chances de compra.
3. O Instagram também é uma ótima rede social para atrair clientes através da publicação de fotos e vídeos de seus produtos. Lembre-se sempre de utilizar as famosas #hashtags, as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio, desta forma irá facilitar para que os clientes te encontrem através de pesquisas.
4. Outra dica é, quando divulgar sobre encomendas para datas comemorativas nas redes sociais, informe e estipule um prazo para que os clientes possam fazer o pedido, assim você não irá correr o risco de não conseguir entregar as encomendas a tempo, pois sempre tem aquele cliente que resolve fazer a encomenda na última hora.
5. E por último, dê uma boa olhada no perfil da sua Fanpage e do seu Instagram para ver se todas as informações estão atualizadas, para que os clientes possam chegar até você sem nenhuma dificuldade.
Agora que você já sabe destas dicas e as informações estão frescas, já aproveita para planejar e listar os pontos que precisam ser melhorados e estratégias para aplicar em suas redes sociais e começar 2018 com tudo!
Se você tem interesse e quer se aprofundar mais neste assunto para conhecer ferramentas e estratégias do marketing gastronômico, te convido a conhecer o meu livro O Sabor do Marketing!
Ahh, e se estiver precisando de alguma orientação, já sabe, é só me chamar: renata@renatacarbonero.com
Boas vendas e até breve!