Escolha uma Página

Desistir é uma Opção?

Empreender está difícil? A ideia de desistir tem passado pela sua cabeça? Então preste muita atenção nessa matéria que eu fiz especialmente pra você!

Um dos principais questionamentos que eu recebo de empreendedor@s é que não está fácil manter um negócio gastronômico. As vendas não estão indo bem e fica difícil se motivar em uma situação como esta, não é verdade?

E para te ajudar com essa situação, eu tenho 2 DICAS para te dar!

DICA 1 – IDENTIFIQUE O PROBLEMA

Se o seu negócio não está indo bem, você precisa identificar aonde está o problema, por que não está vendendo como gostaria. Parece óbvio, mas muitas empresas quebram por falta de atenção. Às vezes o que está prejudicando seu negócio gastronômico é algo muito simples de ser corrigido, mas como ninguém identifica o erro, acaba se tornando uma bola de neve e fica fora de controle.

Então, comece a investigar sua empresa! O problema está no seu produto? Está na forma como você está divulgando seu negócio? Na falta de divulgação? O que pode estar ocorrendo? Você só pode corrigir isso se conseguir enxergar o porquê não está vendendo.

 

DICA 2 – PROPÓSITO

Toda vez que a ideia de desistir passar pela sua cabeça, lembre-se do seu propósito. O porquê você decidiu iniciar sua própria confeitaria, seu restaurante, montar seu food truck. E eu não estou falando de iniciar um negócio gastronômico apenas com o objetivo de ganhar dinheiro e pagar as contas, estou falando de algo maior, do seu sonho, do que te motiva acordar todos os dias e dar o seu melhor no trabalho.

Pode ser o desejo de ter a tão sonhada liberdade financeira e conseguir passar mais tempo com a sua família, ou então poder melhorar a vida de outras pessoas através dos seus produtos e serviços ou se tornar uma referência no seu ramo.

Se você ainda não sabe o motivo que te levou a querer ter seu próprio negócio gastronômico, descubra qual a sua motivação, porque isso é uma das coisas que vai te ajudar a superar as fases difíceis da sua empresa.

 

E tenha em mente que falhar é um risco! Você pode falhar fazendo o que ama, mas também pode falhar fazendo o que não gosta. A diferença é que se você falhar fazendo o que ama, é muito mais fácil você levantar e tentar novamente, as chances de sucesso são muito maiores.

“Mas ahhh Renata, eu comecei agora a trabalhar com confeitaria e nem tenho uma batedeira tão boa.”

Não tem problema, feito é melhor que perfeito! Dê o seu melhor com os materiais que você tem, até conseguir investir mais no seu negócio.

“Ahhh Renata, mas pra fazer bolos precisa de vários tamanhos de formas, e eu só tenho uma.”

Então ou você começa se virando apenas com essa forma ou então pode começar a fazer brownies, bolos no pote, produtos que não exigem tamanhos de formas diferentes. E conforme você for ganhando dinheiro, você vai comprando novos materiais e ainda já terá uma clientela.

O que não vale é se limitar, colocar obstáculos na frente dos seus objetivos, dos seus sonhos.

Então chega de potencializar seus problemas e foque na solução!

Se você se identificou com essa matéria, ou se essas dicas te ajudaram de alguma maneira, compartilhe com seus amigos nas redes sociais, pode ser que algum deles esteja precisando saber disso.

E se você está começando agora a empreender e está meio perdida, eu vou deixar aqui embaixo um link para você baixar gratuitamente um Guia Rápido com 18 Dicas de Marketing Gastronômico que não podem falta no seu negócio.

Um grande abraço e até a próxima!

Deixe sua dúvida ou comentário no campo abaixo:

Renata Carbonero

Renata Carbonero

Criadora de Conteúdo