Como fazer Panetone para Vender no Natal
O Natal está chegando e com ele a chance de fazer suas vendas decolarem com os produtos favoritos desta época do ano! Nesta matéria, você vai aprender como fazer panetone para vender no Natal!
Mas eu não estou falando sobre a receita de panetone. Eu estou falando de tudo que você precisa saber para poder fazer ótimas vendas com panetones neste fim de ano. Então preste bem atenção e leia essa matéria até o final, pois tenho certeza que aqui tem informações que podem ajudar MUITO no seu negócio.
Saber fazer um bom panetone é fundamental para poder satisfazer seus clientes e também para as pessoas indicarem seus produtos para amigos e familiares. Mas será que você saber como fazer panetone basta para conseguir muitas encomendas? É o que você vai conferir agora!
Muitos empreendedores se arriscam em busca de uma renda extra ou então investem na venda de panetones e chocotones para aumentar o faturamento de seus negócios no final de ano.
Parte destes empreendedores conseguem lucrar muito com a venda destes produtos, porém existe uma outra parte destas pessoas que acabam só tendo trabalho e levando prejuízos financeiros.
E por que? Porque pensam que apenas saber fazer panetones basta, quando na verdade existe uma série de fatores que você precisa estar atento se quiser realmente aumentar suas vendas e lucrar com essas delícias.
Confira agora!
1– PRODUTO: PANETONES E CHOCOTONES
Defina a variedade de panetones e chocotones que você irá vender neste final de ano. Nos últimos anos, os consumidores estão dando preferência aos panetones artesanais em vez de comprar panetones nos supermercados e isso é ótimo para os empreendedores!
E uma das maiores motivações para os consumidores darem preferência aos panetones artesanais é a variedade de sabores e modelos que podem encontrar. Como por exemplo: panetone trufado, panetone recheado, panetone decorado com pasta americana, panetone salgado, chocotone trufado, panetone no pote, chocotone recheado, panetone caseiro de frutas cristalizadas, etc. São os mais diversos tipos de panetones que existem e que você poderá escolher os modelos e sabores para encantar os seus clientes neste Natal.
E por que é importante definir já o que irá oferecer no seu cardápio? Porque com os produtos já definidos, você consegue planejar e pesquisar melhor suas matérias-primas, se antecipar, sem ter que pagar mais caro por ingredientes na última hora.
2 – PLANEJAMENTO
Se você pretende vender panetones e chocotones neste Natal, já está mais do que na hora de fazer o seu planejamento. Você precisa pesquisar os preços de suas matérias-primas, planejar o seu estoque, planejar suas metas de venda e fazer uma pesquisa de mercado para saber o preço que seus concorrentes irão vender esses produtos. Não deixe para comprar tudo de última hora, pois os preços de vários produtos aumentam próximo ao Natal, como por exemplo: castanhas, nozes, cerejas, frutas cristalizadas e até mesmo as embalagens para panetone.
3 – APRESENTAÇÃO DO PRODUTO
Outro ponto muito importante é a apresentação do seu produto. A apresentação envolve: a embalagem, a decoração, os modelos e tamanhos que panetones que você irá vender.
Para poder aumentar suas vendas, faça panetones com embalagens presenteáveis, assim, além de você vender o produto como opção para o seu cliente consumir, você também poderá divulgar o seu produto como um presente! Para que seu cliente compre o seu panetone e presenteie os amigos e familiares.
E você pode utilizar essa estratégia para fazer mini panetones decorados para vender como lembranças. Assim, o cliente que possui funcionários, que possui uma loja ou até mesmo as escolinhas, poderão encomendar seus panetones para dar de lembrança no final do ano.
4 – DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
Sabendo os panetones e chocotones que você irá vender e já tendo tudo planejado, é hora de pensar em como irá divulgar os seus produtos nas redes socais para conseguir encomendas.
O ideal é que você faça alguns modelos de panetones para poder fotografar e postar na sua Fanpage e no seu Instagram.
Mas Renata, eu vou ter o trabalho de fazer um panetone só para tirar fotos?
Não! Além das fotos que você irá tirar para divulgação, você poderá fazer uma degustação com esse panetone. E com essa degustação você provavelmente vai começar a receber suas primeiras encomendas. Convide suas vizinhas para provar seu panetone ou então distribua para as mães na escolinha do seu filho ou chame seus familiares para saborear.
Essa estratégia é boa porque além de você conseguir novos clientes, você também poderá pedir feedbacks, se há algo que você possa melhorar nos seus produtos.
E qual a melhor data para começar a divulgar nas redes sociais? Não há nenhuma regra, mas o ideal é começar a divulgar que está aceitando as encomendas já no finalzinho de Novembro, início de Dezembro. Assim você consegue definir um prazo para receber os pedidos e não ter que fazer panetones de última hora.
Ahhh Renata, mas muita gente faz os pedidos de última hora. O que fazer nesse caso?
Neste caso, você precisa educar os clientes. Ao começar a divulgar que estará recebendo encomendas, você pode educar os clientes, incentivando através de um desconto para fazer o pedido da encomenda dentro de um prazo.
Por exemplo: Que tal um chococotone de leite ninho com nutella para este Natal? Faça o seu pedido até o dia 20/12 e ganhe 15% de desconto! Aproveite!
Dessa forma, você consegue reduzir o número de clientes que vão deixar para fazer os pedidos na última hora.
Além das fotos de panetones e chocotones, faça também vídeos curtos. Filme você cortando o panetone para que as pessoas possam ver como ele é por dentro. Vídeos de panetones sendo cortados e com aquele recheio escorrendo fazem o maior sucesso e geram muitas visualizações.
Você poderá publicar essas fotos e vídeos na sua Fanpage, no seu Instagram, nos stories das suas redes sociais e enviar também para sua lista de contatos no Whatsapp!
5 – PÓS VENDA
Conforme ir realizando suas vendas, anote o contato de todos os clientes, seja o e-mail ou o telefone, assim você poderá construir um relacionamento com essas pessoas e futuramente oferecer outros produtos, como por exemplo, ovos de páscoa! É muito importante que você dê atenção para as pessoas não só durante jornada de compra, mas também após comprarem os seus produtos!
6 – DICA BÔNUS
Se você entendeu todas essas etapas, mas ainda não sabe como fazer panetones, eu vou te dar uma dica bônus!
Se você não tem tempo e nem dinheiro para ficar testando milhares de receitas de panetones que tem espalhadas pela internet, aprenda com quem sabe!
Às vezes acabamos perdendo tempo e gastando dinheiro com ingredientes e receitas que não funcionam. Quando na verdade podemos aprender com quem já entende do assunto e pode nos ensinar a acertar na receita!
Pensando nisso, eu pesquisei na internet diversos profissionais da área que possuem cursos de panetones online e dentre eles, gostaria de te recomendar o curso de Panetones e Chocotones da Marrara!
Então se você quer aprender como fazer panetone e chocotone para vender, vale a pena você conferir esse curso!
>> CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO DE PANETONES E CHOCOTONES <<
Um grande abraço e até a próxima!