Escolha uma Página

Quando largar o emprego e investir no negócio próprio?

Conheça meu curso online >> A Receita Secreta << e aprenda a VENDER e DIVULGAR seu negócio gastronômico!

Por acaso você já teve aquela dúvida sobre qual o momento certo para largar de vez o seu emprego fixo e investir no seu negócio próprio?

Na matéria de hoje, eu decidi esclarecer algumas dúvidas sobre ter um negócio próprio, pois grande parte das pessoas que acompanham meu trabalho e que querem aprender sobre ferramentas e estratégias do marketing gastronômico, possuem 2 TIPOS DE ATIVIDADES: trabalham em um emprego fixo, um emprego estável, porém, possuem em paralelo a isso um pequeno negócio próprio que é o que elas AMAM FAZER e gostariam de trabalhar em período integral, mas que ainda não podem porque dependem do dinheiro do trabalho principal (emprego estável).

Qual o melhor momento para fazer essa transição de deixar o trabalho estável e investir de vez no negócio próprio? Qual a melhor hora para empreender? Qual o primeiro passo para tomar essa decisão?

O que eu vou te contar agora é a minha opinião e algumas dicas baseadas na experiência que eu tive quando iniciei meu próprio negócio e também na experiência de outras pessoas onde pude acompanhar de perto este processo, de “demitir o chefe” e ser a pessoa responsável pelo próprio emprego.

Para a maioria das pessoas ser o próprio chefe parece um sonho, não é?

Mas até chegar esse momento, muitas armadilhas e dúvidas surgem na vida dos empreendedores. E se você está passando por isso e quer se dedicar ao seu negócio próprio em tempo integral, preste atenção no que eu vou te contar.

 

1º CONSELHO: PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Meu primeiro conselho é: antes de tomar qualquer decisão, FAÇA UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO!

Analise como está sua situação financeira hoje, quais os gastos mensais que você possui, quanto de dinheiro você precisa para manter o seu negócio funcionando, por quanto tempo você conseguiria sobreviver sem a renda do seu emprego fixo (somente se dedicando ao seu negócio que está começando ainda a te gerar algum dinheiro…aquela fase que você mais investe do que tem o retorno, que você ainda não pode contar o com o dinheiro do próprio negócio).

Esse é o primeiro passo. Sonhar é bom demais, mas aqui você precisa ser realista, pois é muito comum empreendedores fracassarem justamente por falta de planejamento, enchem a boca dizendo “Agora sou meu próprio chefe” jogam tudo para o alto na esperança de aquilo dar certo, e aí 6…8 meses depois estão frustrados, tendo que voltar a procurar um emprego estável (mesmo em uma área que não gostam) porque ter o negócio próprio não deu certo e os boletos e contas não perdoam, eles chegam mesmo e chegam com tudo!!

Então se você ainda não tem um dinheiro reservado para se sustentar e sustentar o seu negócio próprio se sair do emprego estável, continue trabalhando enquanto junta essa grana.

Você precisa dessa reserva para largar de vez o seu emprego!

É uma regra? Não, não é, mas a chance de você não fracassar logo nos primeiros meses é muito menor. O dinheiro para sobreviver e manter seu negócio será um problema a menos para você se preocupar.

 

2º CONSELHO: TENHA CLAREZA E CONHECIMENTO SOBRE O SEU NEGÓCIO / PRODUTO

A maioria das pessoas não possuem essa reserva de dinheiro, esse planejamento financeiro para fazer essa transição do emprego estável para o sonho do negócio próprio.

E quando elas possuem, quando conseguem fazer essa reserva, é só para se manterem nos primeiros meses ou ano máximo até 1 ano (com muito esforço).

Então, para sobreviver a esta fase você precisa de outros itens de segurança, além do dinheiro que já está ali contado. E estes itens são: ter clareza e ter conhecimento sobre o seu negócio/produto.

A falta de clareza e de conhecimento são duas coisas que atrapalham e atrasam demais a vida de um empreendedor. Já viu aquela pessoa que adora empreender, mas que cada hora está fazendo uma coisa? Uma hora está fazendo bolsa de crochê, outra hora vendendo bolo no pote, outra hora quer fazer marmitas fit, etc.

Ter essa habilidade de conseguir fazer várias coisas é ótimo, mas se você quer ter seu negócio próprio como principal fonte de renda, se você sonha em crescer com sua marca, crescer como profissional, você precisa ter clareza sobre o que é o seu negócio e qual produto você vai trabalhar.

E você vai precisar aprender a fazer este produto MUITO BEM, investir em conhecimento para poder fazer seus produtos com excelência.

Vamos imaginar que seu negócio seja de doces finos. Você está lá no seu emprego fixo e em paralelo a isso foi aprendendo a fazer doces com os conteúdos que foi assistindo pela internet e agora consegue ter umas encomendas aqui e outras ali.

A internet é maravilhosa para se aprender, mas tenha em mente que a maior parte dos conteúdos disponíveis são de dicas, orientações e amostras grátis do trabalho de outras pessoas, outros profissionais…

O conhecimento e as técnicas necessárias que você precisa aprender para fazer seus produtos com perfeição, você vai encontrar em bons cursos online, bons cursos presenciais, em livros, conteúdos desenvolvidos especialmente para te ensinar a fazer algo e para desenvolver uma habilidade.

E é aí que MUITOS EMPREENDEDORES ACABAM PECANDO. Aprendem o básico, sem técnica, sem o conhecimento necessário para ir mais além e ficam com seus negócios estagnados, em uma parte do mercado junto com outras milhares de empresas que fazem a mesma coisa. Lutando para ver quem consegue fazer uma venda, fechar uma encomenda, disputando preço e falindo depois 1 ou 2 anos.

Então você precisa ter clareza sobre o que é o seu negócio e dominar os produtos que você vai vender, pois isso irá ajudar você a se sustentar no mercado.

 

3º CONSELHO: INVISTA EM CONHECIMENTO SOBRE MARKETING

Saber fazer muito bem o seu produto NÃO SERÁ O SUFICIENTE para ter sucesso com o seu negócio próprio. Você precisa também saber administrar sua empresa e SABER FAZER O MARKETING do seu negócio, saber promover o seu trabalho, os seus produtos, VOCÊ PRECISA SABER VENDER!

Ahhh Renata, fala sério! Desse jeito você tá querendo o que? Me desencorajar a largar meu emprego?

Não! Essa é uma escolha sua! O que eu estou querendo é: se for para sair do seu emprego, que saia para fazer seu próprio negócio DAR CERTO e não para passar 6 meses se desgastando e ter que voltar a trabalhar em uma empresa frustrado.

Tem muita gente boa no mercado e você mesmo deve ver diariamente na internet a quantidade de bolos, doces, salgados e refeições maravilhosas que tem por aí.

Então, saber fazer um produto maravilhoso é ótimo, mas NÃO ADIANTA NADA se você não souber como vender e fazer o cliente enxergar valor no seu produto.

QUANTAS CONFEITEIRAS…QUANTOS EMPREENDEDORES VOCÊ NÃO VÊ POR AÍ VENDENDO PRODUTOS A PREÇO DE BANANA, SÓ PARA CONSEGUIR FAZER UMA VENDA?

E aí você me fala: Ahh Renata, mas como eu vou concorrer com preços tão baixos, sendo que uso ingredientes de qualidade, sendo que me capacitei, me especializei para fazer meus produtos?

Simples, VOCÊ NÃO VAI! Se você conhecer e utilizar as estratégias e técnicas de marketing no seu negócio próprio, você estará em outro nível (porque você não irá disputar por preço com os seus produtos).

Então, além de aprender a fazer meus produtos eu ainda tenho que saber sobre marketing para conseguir crescer com meu negócio?

Sim, sem dúvidas! Geralmente quem inicia um negócio, inicia sozinho. Então você precisa saber fazer de tudo sim. Depois, quando seu próprio negócio começar a crescer você contrata mais pessoas para cuidar de cada uma das áreas da sua empresa.

 

RECAPITULANDO OS 3 CONSELHOS:

  • Planejamento financeiro
  • Ter clareza e conhecimento sobre seu negócio / produto
  • Investir em conhecimento sobre marketing para saber vender, crescer com o negócio próprio e saber tomar as melhores decisões para a sua empresa.

 

A maioria das pessoas se assustam com tudo isso e ignoram estes conselhos. Sabem que precisam adquirir estes conhecimentos, mas preferem fazer vista grossa e empurrar tudo para debaixo do tapete.

E isso gera uma OPORTUNIDADE para quem não tem medo de trabalhar, para quem tem disposição pra aprender e enfrentar desafios (porque a concorrência acaba diminuindo muito).

O mercado fica dividido entre aqueles empreendedores que têm um negócio e contam com a sorte (sem saber por quanto tempo vão conseguir se manter no mercado…ficam pensando, “ahh quando eu tiver mais dinheiro eu invisto para crescer com meu negócio..”).

E do outro lado, empreendedores que montam uma empresa sólida, que vão investindo em conhecimento e melhorando a cada dia mais, expandindo a sua marca e se tornando uma referência no ramo.

Empreendedores que conseguem entender que: para você ter resultados, você primeiro precisa investir…seja em conhecimento, em materiais, em equipamentos, investir em tempo, etc.

Imagine comigo! Funciona como uma academia! Não dá para ter a “barriga tanquinho”, se você não cuidar da sua alimentação e não fazer exercícios.

Então, para ter resultados você precisa se dedicar, investir tempo, dinheiro, adquirir conhecimento para ter um negócio próprio forte no mercado e com potencial de crescimento. E não um negócio apenas para pagar as contas…

Você precisa ter um negócio gastronômico para ajudar a transformar a vida das pessoas, para ser lucrativo para você e para te tornar um profissional reconhecido no mercado.

Então nada de jogar tudo para o alto quando bem entender!

Analise, planeje, estude para tomar as melhores decisões, para assim pode entrar com tudo e se dedicar verdadeiramente ao seu negócio próprio.

Tem uma frase que eu gosto bastante que diz: Não se preocupe com o tempo que vai levar para realizar seu sonho, o tempo vai passar de qualquer maneira.

Ter o negócio próprio é trabalhoso? É! Vão ter desafios no caminho? Vão! Mas é uma satisfação enorme poder fazer o que ama, lucrar com isso e ainda saber que de alguma forma você está contribuindo com a vida de outras pessoas, seja através de um bolo que irá reunir uma família em uma festa, uma refeição saudável que vai ajudar uma pessoa a melhorar a qualidade de vida, uma porção de coxinhas que vai render risadas e historias em uma roda  de amigos, enfim…

Planeje e vá em frente! Você nunca estará 100% preparado. Se ficar esperando o momento perfeito, as condições perfeitas, você nunca vai fazer nada.

Mas seguindo esses 3 conselhos, as chances do seu negócio próprio dar certo são muito maiores.

Para quem tiver interesse em aprender e aplicar as melhores estratégias de marketing gastronômico no negócio, eu vou deixar um link aqui embaixo do meu curso online A Receita Secreta.

Não sei se quando você estiver lendo esta matéria as inscrições estarão abertas, mas você pode se cadastrar na lista de espera e assim que for abrir uma próxima turma, eu vou correndo te avisar. Combinado?

>> QUERO CONHECER A RECEITA SECRETA <<

 

Deixe sua dúvida ou comentário no campo abaixo:

Renata Carbonero

Renata Carbonero

Criadora de Conteúdo