Dicas para escolher os melhores nomes para confeitaria
Uma das primeiras dificuldades que os empreendedores que querem começar um negócio de doces enfrentam é saber como escolher os melhores nomes para confeitaria.
O que levar em consideração na hora de escolher um nome para confeitaria? Com tantos nomes de docerias, nomes criativos para empresas de doces, nomes para brigaderia, nomes para empresa de bolos, como saber de um jeito fácil se o nome para confeitaria que você pensou já existe?
Confira na matéria de hoje dicas essenciais para escolher os melhores nomes para confeitaria!
Escolher um nome para confeitaria, é uma tarefa muito mais importante do que você imagina e a primeira coisa que você precisa entender é o que é naming.
Naming é o processo de escolha do nome para o seu negócio, produto ou serviço onde é criado uma relação com o posicionamento que a empresa pretende ter no mercado.
Você precisa ter em mente que um nome para confeitaria bem elaborado é uma ferramenta super poderosa para atrair clientes e fazer você se destacar de seus concorrentes.
E que a construção de uma marca é a primeira e mais importante etapa para o sucesso da empresa, pois somente depois disto será possível você colocar em prática todas as ações de marketing.
Não existe uma regra sobre o melhor nome para uma confeitaria, mas existem pontos de atenção que você deve ter e artifícios que você pode utilizar para facilitar com que as pessoas encontrem a sua confeitaria durante as pesquisas na internet por exemplo.
Você pode relacionar o nome da sua confeitaria com o produto ou serviço que você oferece, pois, a maioria das pessoas procuram no Google e nas redes sociais pelos nomes dos produtos ou serviços que elas desejam.
Por exemplo: “Doces criações – Bolos artísticos.”
Então nesse caso já vai ficar mais fácil para o público identificar que você é uma empresa que trabalha com bolos artísticos.
Ou então você pode utilizar o seu nome na marca, que é uma estratégia que eu gosto e recomendo bastante, pois te ajuda a se tornar reconhecida no mercado, por exemplo: “Renata Carbonero – Bolos Artísticos”.
Conforme seu negócio for crescendo e você for utilizando estratégias de marketing, as pessoas vão começar a reconhecer a “Renata Carbonero” como uma referência em bolos artísticos. Então com o nome estampado na própria marca fica mais fácil do público reconhecer quem é você e o que você faz.
Agora, se o seu negócio ainda não está totalmente definido ou você irá trabalhar com produtos de confeitaria no geral, evite nomes de confeitaria que possam te limitar a oferecer futuramente outros serviços ou novos produtos.
Imagine que você tem uma confeitaria que trabalha com bolos artísticos, bolos caseirinhos, pães de mel, trufas, etc. Utilizando o exemplo anterior, se você usar o nome “Renata Carbonero – Bolos Artísticos”, fica mais difícil das pessoas saberem que você vende outros produtos além de bolos artísticos.
Ou então se você tem uma brigaderia, a “Doçuras Brigadeiros Gourmet”, aí mais tarde começa a trabalhar com quindins, trufas, doces finos e outros tipos de doces, o nome doçuras brigadeiros gourmet poderá acabar te limitando. Seu público irá pensar que você só vende brigadeiros gourmet e não saberão que você também faz outros doces. E as pessoas que tiverem interesse em comprar trufas, quindins, doces finos, podem acabar comprando de outra pessoa por falta de conhecimento sobre os produtos que oferece no seu negócio.
Então antes de escolher o nome para sua confeitaria, pense primeiro nos produtos que você irá oferecer. Você pensa em se especializar e trabalhar com um determinado produto ou irá trabalhar com bolos e doces em geral?
Pense em nomes para confeitaria que transmitam a ideia do seu negócio, pense na sua empresa, um nome bonito, que passe confiança para as pessoas, criativo, mas que seja fácil para o seu público falar, escrever e principalmente fácil de lembrar.
Às vezes você quer enfeitar o nome para confeitaria colocando uma letra a mais, um “H” ou um “L” e isso vai acabar dificultando que seu público te encontre na internet ou até mesmo que ele seja direcionado a um concorrente que possui um nome semelhante ao seu. Fuja de nomes semelhantes aos de outras empresas, isso só irá confundir o seu público e ainda pode criar uma reputação negativa para sua empresa.
Outro ponto, não se deixe levar por gostos pessoais na hora de escolher o nome para confeitaria e até mesmo fazer o logotipo da sua empresa. O estilo, a personalidade que o nome da confeitaria deverá transmitir deverá ser a personalidade e estilo da sua empresa, não o seu.
E para isso, você deve levar em consideração o perfil do público que pretende atingir, o posicionamento da sua empresa, a região que você vai atuar, etc. É um público mais formal? Menos formal?
De repente você cria um nome para sua confeitaria que tem uma palavra com determinado significado aí na sua região, mas que se você expandir sua marca para todo país, essa palavra pode possuir significados diferentes em outras regiões.
Minha dica é: pensando em todas estas questões citadas aqui, faça uma lista, vá colocando todas as ideias de nomes para confeitaria no papel.
COMO SABER DE UM JEITO FÁCIL SE O NOME PARA CONFEITARIA QUE VOCÊ PENSOU JÁ EXISTE?
E depois de fazer essa lista, consulte se este nome já existe no mercado. Para isso, basta acessar o site do INPI, que é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial e pesquisar se esse nome que você pensou já existe e foi registrado por outra pessoa.
Depois disso, se o nome para confeitaria estiver livre (não ter sido registrado por ninguém) o ideal é que registre a sua marca, pois a ideia é que seu negócio cresça, não é? Neste caso é melhor então garantir que esta marca seja sua.
Pesquise também nas redes sociais, se outras pessoas possuem nomes semelhantes ou até mesmo iguais ao seu, pois você vai precisar criar um site e perfis nas redes sociais para a sua confeitaria. E se tiver pessoas utilizando o mesmo nome, isso só irá confundir o público e dificultar o seu trabalho.
Por isso é importante pesquisar bem, fazer uma lista com nomes para confeitaria, antes de criar um logotipo e sair divulgando o seu negócio.
Eu espero que essas dicas tenham ajudado e que leve em consideração todos os detalhes e pontos de atenção desta matéria antes de escolher o nome para confeitaria, pois são questões que as vezes as pessoas não dão tanta importância, mas que são fundamentais para o crescimento e sucesso da empresa.