Alerta! Seu negócio pode estar em perigo.
A matéria de hoje é mais um bate papo, um alerta de algo que pode estar prejudicando seu negócio e que você precisa saber para poder evitar essa situação. Por acaso você sabe por que as empresas fecham?
O Sebrae fez uma pesquisa onde identificou que de cada 4 empresas no Brasil, 1 empresa fecha antes de completar 2 anos no mercado. E que metade das empresas fecham antes de completar 4 anos.
E POR QUE EU ACHEI INTERESSANTE TRAZER ESSA INFORMAÇÃO PARA O BLOG?
Porque entre os motivos de fracasso dessas empresas não estão somente os motivos clássicos que estamos acostumados a ouvir “Ahh, tem muita burocracia no Brasil” ou então “A culpa é da crise política”, mas sim a dificuldade no planejamento e execução de estratégias de marketing, algo que alguns empreendedores não dão muita importância na hora de abrir um negócio.
Essa mesma pesquisa apontou que parte dos empreendedores que abrem uma empresa não buscam informações sobre o mercado, como clientes, fornecedores, concorrentes e mais da metade deles não realiza o planejamento estratégico antes de abrir o negócio.
Ou seja, abrem uma empresa “no escuro” e cruzam os dedos para que aquela tentativa dê certo. Muitos empreendedores se endividam, vendem carro, casa, fazem sacrifícios para abrir a empresa, mas não se planejam, não estudam, acham que apenas sabendo fazer bem o produto o negócio vai ter sucesso, quando na verdade está bem longe disso.
Conhecer muito bem o seu mercado de atuação é regra básica para iniciar um negócio. Se você trabalha com confeitaria, tem um restaurante, uma lanchonete ou qualquer outro tipo de negócio no ramo gastronômico e não conhece muito bem o mercado, não sabe direito quem são seus concorrentes, qual o seu público-alvo, qual o posicionamento da sua empresa, você precisa buscar com urgência essas informações. Caso contrário, mais cedo ou mais tarde você vai começar a ver o seu negócio desmoronar e será tarde demais.
E isso é somente o básico. Para fazer o seu negócio crescer você precisa se capacitar, criar uma boa estrutura de marketing, traçar estratégias para atingir os seus objetivos e estar atento a todo o cenário do mercado.
“Ahh Renata, mas é muita coisa…eu mal tenho tempo de fazer minhas encomendas”.
Eu sei, não é fácil mesmo. Não é fácil para você que trabalha no ramo da alimentação e nem para qualquer outro tipo de segmento.
Ser dono do próprio negócio parece algo glamoroso, mas dá muito trabalho. E se você pretende crescer com a sua empresa, você vai ter que se esforçar mais, estudar mais, se dedicar mais, enfim, sair da média!
A internet facilitou muito o acesso a informações valiosas. Tem muitos conteúdos distribuídos por aí para você pesquisar e adquirir conhecimento para usar no seu negócio. Tem cursos, livros, vídeos, matérias, conteúdos pagos, conteúdos gratuitos, então não tem desculpa para não se capacitar.
Não adianta empurrar com a barriga ou esperar as coisas caírem do céu. Seu negócio depende de você! No Brasil tem várias burocracias para as empresas? Tem! Tem crise política? Tem!
Mas tem também um grande número de empresas fechando por falta de conhecimento e atitudes que dependem apenas do próprio empreendedor e eu não quero de jeito nenhum que isso aconteça com você.
Se você precisa de ajuda, tem várias matérias com conteúdos importantes aqui no blog, vários vídeos no meu canal no Youtube, dicas no meu Instagram @renatacarbonero, dicas no meu Facebook, vários conteúdos gratuitos que vão te ajudar a ter mais sucesso com o seu negócio.
E para te dar um empurrãozinho extra, eu vou deixar aqui para você um livro Gratuito que fiz para mostrar as diferentes formas de ganhar dinheiro com comidas e doces!
Quando a gente pensa em empreender, geralmente a primeira ideia é abrir um negócio físico ou trabalhar com encomendas em casa, mas existem muitas outras formas para ganhar dinheiro no mercado da alimentação e é isso que você irá aprender neste livro (além de dicas rápidas de marketing e vendas).
Espero que você goste e que utilize todas as dicas no seu negócio!