Como Aumentar as Vendas do seu Restaurante
Saber como aumentar as vendas do seu restaurante e trazer novos clientes pode até parecer uma tarefa fácil, mas aplicar as estratégias e fazer com que os resultados sejam recorrentes exige muito planejamento e um trabalho contínuo.
A concorrência é grande e os custos para manter o estabelecimento funcionando são altos, por isso é essencial saber como administrar o negócio, quais as melhores ferramentas e estratégias para se investir e se manter atualizado sobre as tendências e novidades do mercado.
Pensando nisto, trouxe na matéria de hoje algumas dicas e técnicas que vão te ajudar a saber como aumentar as vendas do seu restaurante e atrair mais clientes para o seu negócio!
1. Como está sua equipe?
Sua equipe precisa ter conhecimento de quais estratégias serão utilizadas e qual o objetivo que pretende atingir. É aumentar o número de clientes no restaurante? É aumentar o ticket médio? É lançar um novo prato? É promover a venda do produto com a maior margem de lucro no cardápio? Reserve um tempo para falar com seus colaboradores e alinhar as informações, de modo que ao iniciar o expediente todos já saibam suas tarefas.
2. Atendimento
Garanta que sua equipe de atendimento conheça sobre os seus produtos (ingredientes, pratos, bebidas e sobremesas), pois depois do cardápio, será com os garçons e equipe de atendimento com quem os clientes irão sanar possíveis dúvidas.
Fazer uma reunião com a equipe para degustação dos pratos é uma forma excelente de passar o conhecimento ao seu time. Mas atenção, dessa vez quem deverá conduzir a reunião será o Chef de Cozinha, afinal, não há ninguém melhor que ele para falar sobre a composição dos pratos.
3. Ambiente
Proporcione ao cliente um ambiente aconchegante. Um restaurante possui um conceito diferente da proposta de um fastfood, onde o objetivo são refeições rápidas. No restaurante o cliente deve se sentir à vontade para apreciar uma saborosa refeição, enquanto conversa com sua família, amigos ou até mesmo utiliza o ambiente para fechar propostas e falar sobre negócios. O cliente não se deslocou até o seu restaurante apenas para se alimentar, ele procura uma experiência, quer vivenciar um momento agradável, algo que o faça se sentir bem em estar ali. E é este momento que seu estabelecimento deve proporcionar ao seu público, um local para vivenciar experiências gastronômicas.
4. Cardápio
Atenção ao cardápio! O cardápio é uma das peças principais do seu restaurante e é através dele que os clientes terão o primeiro contato com seus pratos. Funciona também como principal ferramenta de venda do restaurante e mostra a identidade do estabelecimento. Tanto a sua composição de pratos quanto a sua elaboração (design, layout, cores, fontes) são de extrema importância e influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor. A forma que o prato é descrito, a imagem do prato, a descrição dos preços e a quantidade de itens, são fatores que impactam diretamente na escolha dos clientes.
5. Apresentação dos pratos
A apresentação dos pratos é outro fator que influencia na decisão de compra do consumidor.
Certa vez, fui a uma famosa rede de hot dogs situada aqui no shopping da cidade. Observei todos os pratos e lanches e escolhi um hot dog com bacon, que só de olhar para a foto no cardápio já me deu água na boca. Parte do quiosque era de vidro, justamente para que os clientes pudessem acompanhar a preparação dos pratos e lanches.
No momento em que a atendente começou a montar meu hot dog, eu não sabia se ela estava colocando purê de batatas ou cimento no meu lanche. Manuseou os ingredientes de forma grosseira e aquele lanche lindo que eu havia escolhido não chegou nem perto do que eu recebi. Uma apresentação horrorosa, tudo misturado, caindo para fora do pão.
Minha cara ficou no chão rsrs Normalmente eu diria algo a atendente, afinal, estou pagando pela qualidade do serviço. Mas naquele dia fiquei sem reação, não estava acreditando no que estava vendo. Poderia ser falta de treinamento da atendente ou ela também poderia estar em um dia ruim. Nada justificaria tamanho descaso ou falta de cuidado, mas o problema é que a experiência que tive com a marca foi tão negativa que nunca mais voltei lá.
E é assim que os clientes enxergam, afinal, seus funcionários representam a sua marca. Poderia ser um problema específico daquela atendente, mas a situação me marcou de forma tão negativa deixando uma imagem tão ruim da marca que eu prefiro frequentar outros estabelecimentos do que ir ao hot dog e correr o risco de ficar frustrada novamente.
Então, capriche na apresentação do prato, o cliente precisa olhar a refeição e sentir água na boca! E mais importante que isso, ao receber o prato ele precisa ser semelhante a imagem mostrada na foto, precisa atender ou até mesmo superar as expectativas. O cliente precisa sentir que fez a escolha certa!
6. Tenha um Site Profissional
Ter um site profissional para o restaurante deixou de ser um diferencial e se tornou uma estratégia obrigatória para quem deseja sobreviver a concorrência. Um site bem estruturado e com conteúdos relevantes, irá te ajudar a ser encontrado em mecanismos de buscas, como por exemplo o Google. Além disso, transmite profissionalismo e credibilidade do seu negócio, não só para os seus clientes mas também para os seus parceiros e fornecedores. Ter um site abre as portas para grandes oportunidades!
7. Redes sociais
Você precisa estar presente aonde seu público está! Então não adianta fugir!
O Facebook e o Instagram além de funcionarem como ferramentas de relacionamento com o público também fazem um papel excelente para divulgação, através de artes postadas, matérias, fotos, vídeos e anúncios digitais.
Para saber mais como as redes sociais podem te ajudar com seu negócio, confira a matéria DICAS E ESTRATÉGIAS PARA AS REDES SOCIAIS.
8. Cadastre seu restaurante no Ifood
O aplicativo delivery de restaurantes Ifood tem sido um sucesso e vem ajudando milhares de estabelecimentos a aumentarem suas vendas em até 50%. Se você ainda não trabalha com sistema de entregas, essa pode ser uma grande oportunidade para o seu negócio. Há alguns pontos que você precisa ter mais atenção se quiser ter bons resultados. Ao cadastrar seus pratos no aplicativo, pense na forma que o cliente irá fazer a pesquisa, as palavras que utilizar poderá facilitar a busca para o cliente. Não esqueça também de fazer uma breve descrição da composição dos pratos, afinal o cliente não terá um atendente presente para perguntar em caso de dúvidas.
➨ TUTORIAL ATUALIZADO IFOOD 2019 (NOVAS INFORMAÇÕES): https://youtu.be/SThbGkOcXpU
Agora que você já sabe algumas dicas sobre como aumentar as vendas do seu restaurante, reserve um tempo durante a semana para planejar e aplicar estas estratégias no seu restaurante!
Para se aprofundar e conhecer as principais estratégias e ferramentas de marketing gastronômico, recomendo a leitura do meu livro O Sabor do Marketing. Nele você irá conhecer o conceito e como utilizar cada estratégia para potencializar os resultados do seu negócio gastronômico.
Sucesso e boas vendas!