Escolha uma Página

Como Divulgar Novos Produtos e Atrair Clientes para o seu Negócio Gastronômico

 

Hoje vamos falar sobre DIVULGAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS! Isso mesmo, como divulgar um produto novo! Como chamar a atenção dos clientes, criar oportunidades de vendas e como fazer aquele cliente antigo que compra sempre os mesmos produtos experimentar as novidades do seu negócio.

Lançar um produto novo pode parecer uma tarefa fácil, mas além de estruturar toda uma campanha de marketing, preparar banners digitais, distribuir flyers, criar anúncios e postar fotos nas redes sociais é preciso despertar o interesse em seus clientes e conduzi-los para uma ação, a ação de compra!

Mas como fazer isso? Existem diversas maneiras de chamar a atenção do consumidor para um novo produto.

Separei 2 estratégias que geram bastante resultados, seja a curto ou a longo prazo.

1ª ESTRATÉGIA –  A primeira estratégia é a “Promoção de Lançamento”.

Para divulgar novos produtos, muitos estabelecimentos utilizam esta estratégia, onde definem um período em que o novo produto terá um desconto bem atrativo para as primeiras “nºX” pessoas que comprarem, ou também adicionam um brinde na compra deste produto. Esse tipo de ação costuma trazer resultados a curto prazo, pois causa o famoso “buzz marketing”, aquele burburinho, o marketing boca a boca. Passado este período promocional, é necessário aplicar novas ações de marketing para que este produto continue tendo saída e seja desejado pelos clientes.

Entenda melhor…

Vamos imaginar que você tenha uma confeitaria no centro da cidade. Nesta confeitaria, além de trabalhar com encomendas, você também possui um espaço para servir café, com mesas, cadeiras, atendentes e com uma vitrine recheada de tortas, bolos de cenoura, brownie, bolos de chocolate, bolos decorados, cupcakes, brigadeiros gourmet, quindins, pudins, entre outras delícias que vende aos clientes.

Você já tem o costume de trabalhar com encomendas de panetones no Natal, mas este ano está lançando o Chocotone Trufado. Como o Natal já está logo aí e você precisa promover este produto rapidamente, poderá divulgá-lo da seguinte maneira:

“As primeiras 25 pessoas que comprarem o Chocotone Trufado esta semana, terão 25% de desconto.”

Ou então, ao invés do desconto, adicionar um brinde: “Compre o novo chocotone trufado no dia 01/12 e ganhe um café + uma fatia de bolo”

O objetivo dessas ações não é sair distribuindo descontos ou cupons promocionais. O objetivo é fazer os clientes provarem o novo chocotone para que possam realizar encomendas para o Natal.

E neste caso, você já estará preparado com um banner “Faça já sua encomenda para o Natal”, com embalagens de presente e cartões, próximos ao balcão. Esses detalhes contribuem para que o cliente associe os seus produtos como PRESENTES!

Agora, preste atenção em algo que irá aumentar significativamente as chances de novas vendas. Seu objetivo é gerar encomendas deste novo produto, certo?

Com a promoção, você conseguiu fazer com que o cliente comprasse o chocotone trufado. Ele está ali com o chocotone nas mãos…observando as embalagens…cartões de presentes… seu banner sobre encomendas….mas ele ainda não provou o seu produto para ter certeza que irá encomendar mais unidades.

Para conduzir essa situação é muito simples. Coloque em seu balcão pequenos pedaços do novo produto para que os clientes possam degustar enquanto estão comprando.

Pensando no melhor dos cenários e seguindo estas técnicas, ao chegar no caixa, o cliente terá:

– Provado o chocotone
– Comprado o chocotone com 25% de desconto (pois foi um dos 25 primeiros clientes)
– Observado o banner sobre encomendas
– Observado as embalagens e cartões de presentes

Para aumentar ainda mais as chances deste cliente fazer encomendas, ao efetuar o pagamento da sua compra no caixa, a atendente irá dizer: “Gostaria de fazer encomendas de chocotones trufados para presentear seus amigos e familiares? Fazendo sua encomenda hoje você ganha 10% de desconto em cada unidade”.

Com todas essas “iscas” a probabilidade do cliente fazer encomendas naquele momento é MUITO MAIOR.

Repare que para isso acontecer, você precisa fazer o cliente passar por todas as “iscas” consciente ou inconscientemente durante o processo de compra. E é dessa forma que a maioria dos produtos são vendidos e muitas vezes nem nos damos conta de todas estratégias de vendas que existem por trás daquele produto que compramos.

Agora vamos para a próxima estratégia!

2ª ESTRATÉGIA – Amostra grátis ou Degustação.
Vimos a degustação como uma das iscas na história do chocotone, agora vamos ver a degustação utilizada de outra forma.

A degustação ou distribuição de amostras grátis, é excelente para promover um novo produto, além de ajudar o cliente a quebrar velhos hábitos.

Você já deve ter notado uma situação ou até mesmo você possa ter o hábito de comprar somente um determinado produto, sem experimentar outras variedades, outros sabores e novidades.

Eu mesma sou um exemplo disto. Sou apaixonada por churros, fico paquerando o cardápio inteiro e na hora de pedir é sempre a mesma escolha, churros de doce de leite. Como posso arriscar escolher outros sabores se não sei se vou gostar? Então para não errar na escolha e ter certeza que ficarei satisfeita, escolho o tradicional churros de doce de leite.

Mas essa situação poderia ser diferente com o uso de algumas técnicas de vendas. Por exemplo, utilizando a degustação! Você poderá fazer o cliente degustar seu produto, para que na próxima compra aumentem as chances dele levar o produto mais caro ou até mesmo levar 2 unidades diferentes.

Vamos imaginar que uma empresa de churros está lançando um novo sabor de nutella com leite ninho, uma das opções com maior preço no cardápio.

Para promover este novo sabor, no quiosque do churros terá uma atendente com uma bandeja, oferecendo pequenos pedaços deste novo produto aos clientes que passarem por ali.

Em um cenário ideal, ao provar e gostar do que experimentou, o cliente poderá ter 2 reações:

REAÇÃO 1: Comprar o novo churros naquele momento

REAÇÃO 2: Voltar em uma próxima vez e optar por comprar este novo sabor

O que eu quero chamar a atenção nessa história é que, este cliente poderia ser como eu, com velhos hábitos de escolher sempre os mesmos sabores ou produtos. A partir do momento que o cliente já experimentou e gostou do seu novo produto, esse hábito é quebrado. O cliente irá comprar o novo produto mesmo se for mais caro que as demais opções, pois o risco dele não gostar deste novo sabor já foi eliminado através da estratégia da degustação.

São estratégias simples e que ajudam a vender outras variedades de produtos. De repente você possui um produto que tem pouca saída porque os clientes ainda não o experimentaram. Neste caso, ofereça degustações, faça promoções, pense em um jeito de promover este produto.

Esse precisar de ajuda, já sabe, entre em contato comigo! Será um prazer poder contribuir com seu negócio!

Contato: renata@renatacarbonero.com

Conheça mais estratégias e ferramentas do marketing gastronômico no livro O Sabor do Marketing: osabordomarketing.renatacarbonero.com

Até breve e boas vendas!

Deixe sua dúvida ou comentário no campo abaixo:

Renata Carbonero

Renata Carbonero

Criadora de Conteúdo