Como montar uma confeitaria de sucesso
Muitos empreendedores sonham em montar uma confeitaria, ficam entusiasmados com a ideia de ter o próprio negócio e ver a empresa se expandir.
Abrir uma confeitaria é algo apaixonante, mas para isso é necessário ter conhecimento, estudar, examinar o mercado e pesquisar diversos fatores que irão envolver o seu doce negócio.
Para montar uma confeitaria e sustentá-la no mercado é preciso redobrar os esforços, já que os custos para manter um estabelecimento funcionando são muito maiores quando comparados as demais maneiras de ganhar dinheiro no ramo da alimentação, pois requer uma estrutura mais completa em relação a composição de equipamentos, equipe, mobiliário, matérias-primas, fornecedores, etc.
Tem uma frase que eu gosto bastante, que diz: “O sucesso é doce, mas cheira a suor” e essa é a mais pura verdade. Por traz de todo glamour de uma linda vitrine de doces e bolos de andares, existe muito trabalho duro e dedicação.
COMO MONTAR UMA CONFEITARIA DE SUCESSO
Existem vários pontos importantes que o empreendedor precisa saber sobre como montar uma confeitaria. E é justamente isso que você irá conferir nesta matéria!
PRODUTO
A primeira coisa que você precisa ter em mente é: qual será o produto que você irá vender?
Você domina fazer este produto? É você quem será o responsável pela produção? Ou irá contratar um profissional para fazer os produtos? Se você é quem irá produzi-los, você precisa se capacitar e se especializar para fazer seus bolos e doces da melhor maneira possível, já que a intenção ao abrir uma confeitaria é que o negócio cresça, não é?
Na confeitaria existe um leque de opções de produtos para trabalhar e você precisa definir quais produtos que serão vendidos no seu doce negócio: bolos caseiros, bolos no pote, bolos artísticos, quindins, doces artesanais, sobremesas, cake pops, doces finos, brigadeiros gourmet, cupcakes, entre outras centenas de produtos que você poderá escolher para trabalhar na sua confeitaria.
A partir da definição do produto, você poderá planejar o estoque, custos de produção, mão de obra, fornecedores, equipe, ações de marketing e o conceito da sua empresa.
PÚBLICO-ALVO
Depois de definir os produtos que irá vender na sua confeitaria, será necessário conhecer muito bem o perfil do seu público-alvo. Para quem será destinado os seus produtos? Por exemplo, se você escolher trabalhar com bolos e doces veganos, então o seu público-alvo certamente será um público vegano, que é um público um pouco mais criterioso, que se preocupa bastante com a procedência dos alimentos, que geralmente está disposto a pagar mais para ter um produto de qualidade e que atenda às suas preferências.
Ou então, imagine que você queira abrir uma confeitaria especializada em bolos e doces para casamentos, onde irá fornecer doces finos, bem-casados, bolos artísticos, etc. Seu público-alvo será composto por quem? Por noivas!
Agora, essa confeitaria será mais refinada ou mais popular? Geralmente confeitaria especializadas em bolos e doces para casamentos são mais refinadas, então possuem um preço mais alto do que as confeitarias que trabalham com festas de aniversário. Os preços dos seus produtos e serviços deverão acompanhar essa sua escolha.
Você precisa conhecer bem as necessidades que o seu público enfrenta e o que ele deseja para poder satisfazê-lo. Muitas vezes as pessoas nem imaginam que precisam de algo até saberem que aquele produto ou aquele serviço existe. Então o seu papel será fazer com que o seu produto ou serviço seja a solução que o seu público esteja precisando.
MARCA
Agora, sabendo quais produtos você irá oferecer e para quem você irá destinar os seus produtos, você precisa criar uma marca para confeitaria, que envolve o nome do seu estabelecimento, o logotipo que irá representá-lo e a personalidade da sua empresa.
Uma marca que transmita ao público o que a sua empresa representa, que passe confiança e que seja fácil de ser lembrada. Que ao ver o nome, o público já consiga entender do que se trata o seu estabelecimento, isso irá facilitar bastante na hora da divulgação do negócio.
O nome de uma marca bem elaborado é uma ferramenta poderosa para atrair clientes e fazer você se destacar de seus concorrentes. Você pode relacionar o nome de sua marca com o produto ou serviço que você oferece, pois, a maioria das pessoas procuram na internet e nas redes sociais pelos nomes dos produtos ou serviços que elas desejam.
Por exemplo: Doces Criações – Bolos Artísticos.
Nesse caso, será mais fácil para o público identificar que a sua empresa trabalha com bolos artísticos.
Ou então, você poderá utilizar o seu nome na marca, que é uma estratégia que eu gosto e recomendo bastante, pois irá te ajudar a se tornar reconhecido no mercado.
Por exemplo: Renata Carbonero – Bolos Artísticos.
Conforme seu negócio for crescendo e você for utilizando estratégias de marketing, as pessoas vão começar a reconhecer você como uma referência em bolos artísticos. Então incluindo o seu nome na própria marca, ficará mais fácil do público reconhecer quem é você e o que você faz.
Mas lembre-se, antes de divulgar o nome da sua marca, consulte se este nome já existe no mercado. Para isso, basta acessar o site do INPI que é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial e pesquisar se esse nome já existe e foi registrado por outra pessoa.
CONFIRA AQUI COMO ESCOLHER OS MELHORES NOMES PARA CONFEITARIA
Pesquise também nas redes sociais se outras pessoas possuem nomes semelhantes ou até mesmo iguais ao da sua confeitaria, pois você irá precisar criar um site, endereço de e-mail e perfis nas redes sociais para o seu negócio e se tiver pessoas utilizando o mesmo nome, isso só irá confundir o público e dificultar o seu trabalho.
LEGISLAÇÃO
Outro ponto indispensável para quem quer abrir uma confeitaria e mantê-la funcionando no mercado sem correr risco de levar multas ou até mesmo de ser interditada, é a legislação.
Para isso, você precisa que sua confeitaria siga a legislação local, cumprindo as normas da Vigilância Sanitária, o Código de Defesa do Consumidor, entre outras regras. Sua confeitaria precisa ser um negócio legalizado.
Verifique junto a prefeitura da cidade quais são os requisitos e as exigências para montar o seu estabelecimento no local desejado.
PONTO DE VENDA
Agora, uma questão que muitos empreendedores quebram a cabeça enquanto outros não se preocupam no início e depois acabam levando prejuízos gigantescos, é o ponto de venda.
Se você quer montar uma confeitaria é essencial que você encontre um local com grande tráfego de pessoas e principalmente potenciais clientes. Será que a estrutura do bairro onde você quer montar o seu negócio atende o perfil do seu público-alvo? Tem estacionamentos por perto ou pontos de ônibus? Este local fica próximo de quais outros tipos de estabelecimentos? Quem são as pessoas que costumam frequentar aquela região?
É necessário que o seu ponto de venda atenda as preferências do seu público e que seja de fácil acesso para poder gerar tráfego no seu estabelecimento.
Se a sua confeitaria não estiver em um ponto bem localizado, você pode adotar um sistema de entregas para te ajudar a aumentar as vendas e sobreviver naquela região, assim o cliente faz o pedido online ou por telefone e recebe o produto na comodidade e conforto de sua casa, sem precisar enfrentar filas, trânsito ou qualquer outro tipo de incômodo que possa ter até chegar ao seu estabelecimento.
FORNECEDORES
Além de um bom ponto de venda, se você pretende montar uma confeitaria você precisa ter opções e contatos de vários fornecedores para poder negociar os preços das suas matérias-primas e equipamentos. Então, não fique dependente de um único fornecedor.
Tem muitos empreendedores que no momento da crise começam a cortar gastos demitindo funcionários e baixando a qualidade dos produtos, sendo que na maior parte das vezes poderiam baixar os custos de produção negociando com outros fornecedores, ou seja, conseguiriam produzir os mesmos produtos com um custo menor e manter a qualidade deles. E não só produtos, mas fornecedores de equipamentos, mobílias e toda a estrutura do seu estabelecimento.
CUSTOS INICIAIS E DESPESAS
Outro ponto bem importante na hora de planejar sua confeitaria é listar os custos iniciais e despesas que você vai ter com o local do seu estabelecimento, funcionários, contas de energia, telefone, água, equipamentos básicos que você vai precisar para iniciar seu negócio, etc.
Liste tudo com atenção e detalhadamente para prever o orçamento necessário que você deve ter para montar uma confeitaria e é claro, qual o capital de giro, o dinheiro que você precisa ter para manter o seu negócio funcionando.
Se você quiser saber mais sobre capital de giro, Clique Aqui no site do Sebrae, você irá encontrar uma explicação detalhada sobre o assunto. Esse é um conteúdo bem importante para quem quer montar uma confeitaria e manter o negócio forte no mercado.
DIVULGAÇÃO
Montou sua confeitaria? Agora você vai precisar investir em marketing e fazer a divulgação do seu negócio!
Hoje em dia, contar apenas com a indicação de clientes (o famoso marketing boca a boca) já não é mais o suficiente para manter um negócio no mercado.
É preciso ter uma presença forte na internet, investir em anúncios digitais, estar nas principais redes sociais que o seu público está para poder construir um relacionamento com sua audiência e atrair as pessoas até a sua confeitaria para provar os seus bolos e doces.
Use estratégias de degustação, distribuição de amostras grátis, ações de marketing para ganhar visibilidade no mercado e fazer com que cada vez mais pessoas conheçam os seus doces e escolham comprar de você, porque gostam da qualidade dos seus produtos, admiram o seu negócio e enxergam na sua confeitaria diferenciais que os concorrentes não possuem.
Esses foram os pontos importantes que eu trouxe na matéria de hoje para quem quer montar uma confeitaria.
E meu conselho para você é, estude, pesquise, se dedique de coração, pois quanto mais informações e conhecimento você tiver, mais preparado você vai estar para montar uma confeitaria de sucesso.
E para você que quer conhecer as estratégias e ferramentas de marketing gastronômico que existem no mercado, CLIQUE AQUI e baixe uma amostra grátis do meu livro O Sabor do Marketing. Nele eu conto as principais ferramentas e estratégias de marketing que existem no mercado da alimentação.
E não esqueça de compartilhar essa matéria com aquela sua amiga que arrasa nos bolos e tem um grande potencial para montar uma confeitaria.
Um grande abraço e sucesso com o seu doce negócio.