Escolha uma Página

Fique de olho na Concorrência! Descubra quem são os seus Concorrentes Diretos e Indiretos

Para fazer uma análise do seu negócio e pensar em quais pontos você precisa melhorar, você precisa conhecer o mercado e também conhecer muito bem a sua concorrência.

A concorrência está cada vez mais acirrada no ramo da alimentação. São milhares de confeitarias, restaurantes, lanchonetes e os mais diversos negócios de deliveries disputando a atenção dos consumidores e trabalhando para se destacar no mercado.

E para você entender mais sobre como se destacar da concorrência, você precisa primeiro entender quem são os seus concorrentes.

QUEM SÃO OS SEUS CONCORRENTES?

Basicamente, existem 2 tipos de concorrentes: os concorrentes diretos e os concorrentes indiretos.

Os Concorrentes Diretos são os negócios, empreendedores que oferecem os mesmo tipos de produtos ou serviços que você. No geral eles possuem uma mesma média de preço nos produtos e o objetivo deles é atingir o mesmo público-alvo que o seu.

Exemplo:

Imagine que você é uma confeiteira que faz bolos e doces para festas em geral. E no seu bairro tem a Joana, que também é confeiteira e trabalha fazendo a mesma coisa, bolos e doces. A Joana é sua concorrente direta, pois trabalha com os mesmos produtos que você e deseja atingir o mesmo público-alvo, as pessoas que moram ali no bairro, na sua região.

Os Concorrentes Indiretos, são negócios e empreendedores que oferecem produtos ou serviços diferentes do seu, mas que competem pela atenção do seu público-alvo e que apesar de diferentes podem substituir o seu produto em determinados momentos.

Exemplo:

Imagine que você tenha uma hamburgueria no centro da cidade e um estudante esteja passando ali pelo centro e quer comprar alguma coisa pra comer. Ele vê próximo a sua hamburgueria uma barraquinha vendendo cachorro-quente e escolhe comprar um hot dog.

É um produto diferente do seu, mas que substitui naquele momento o seu produto. Irá saciar a fome daquele estudante, do mesmo jeito que o seu hambúrguer faria. Então não é porque uma outra hamburgueria está a 10 km do seu estabelecimento que você não precisa se preocupar. Você tem os seus concorrentes indiretos, que nesse exemplo que eu estou trazendo aqui é o cachorro-quente.

E esse concorrente é fácil de identificar, não é mesmo?

Agora vamos ainda mais além…

CUIDADO COM A CONCORRÊNCIA

É aqui que mora o perigo! Algo que muitos empreendedores não enxergam sobre os concorrentes indiretos.

Pensar que o consumidor pode trocar o seu hambúrguer por uma cachorro-quente é fácil. Mas e trocar o seu bolo por uma camiseta? Ou trocar o seu panetone por uma bolsa?

Isso acontece com muita frequência, principalmente em aniversários e datas comemorativas.

Exemplo:

Imagine que o Dia dos Namorados esteja chegando e que você é uma confeiteira que fez um cardápio especial pensando justamente nessa data. Então você irá vender buquê de bombons, corações de chocolate lapidados, caixa com morangos cobertos de chocolate…enfim, produtos maravilhosos e personalizados para o Dia dos Namorados.

E aí, um consumidor quer presentear a namorada, mas ainda não sabe com o que. Não sabe nem o que pesquisar para presente, mas está ali, navegando na internet, nas redes sociais (como faz no seu dia-a-dia).

Então, esse consumidor vê o anúncio de uma bolsa e pensa: “hummm minha namorada iria gostar de uma bolsa dessas”. E ocasionalmente vê também o seu post divulgando uma caixa com coração de chocolate e brigadeiros. E ele pensa também: “hum que delícia, minha namorada adora doce, ela ia amar esse coração”. E no mesmo minuto no feed dele ele vê mais um anúncio! Dessa vez um anúncio de almofadas personalizas, aquelas almofadas com foto para presentear o dia dos namorados…

Pois é! Você acaba de ter uma loja de bolsas e uma loja de almofadas como suas concorrentes indiretas! O seu consumidor está em dúvida e pode comprar qualquer um dos presentes ou ainda outros produtos que aparecerem ali no Instagram enquanto ele está navegando.

Na internet, somos bombardeados com informações enquanto estamos navegando: fotos, anúncios, vídeos, centenas de informações e opções de produtos disponíveis bem na palma da mão.

Então se até agora você só tem se preocupado com a confeiteira ali do seu bairro ou com o restaurante da esquina, cuidado! Você precisa urgentemente começar a trabalhar melhor o seu marketing, pois certamente você está deixando de conquistar mais clientes do que poderia conquistar.

“Mas ahhh Renata, como que o meu coração de chocolate vai competir com uma camiseta, uma bolsa, um batom ou qualquer outro produto?”

Você irá trabalhar o marketing do seu negócio para aumentar as chances do cliente escolher o seu produto em vez de escolher os produtos dos seus concorrentes, sejam eles concorrentes diretos ou indiretos.

Você não terá a certeza de que será escolhido, mas você pode aumentar muito as suas chances, a ponto de quando chegar o próximo dia dos namorados, por exemplo, o cliente já ir direto querer ver o seu cardápio, de ele não ter dúvidas do que vai comprar pra namorada e ainda aconselhar os amigos a fazerem o mesmo, indicando os seus produtos.

E COMO VOCÊ FAZ PARA SE DESTACAR DA CONCORRÊNCIA?

Você precisa construir a presença digital da sua marca e ser reconhecida como uma referência no mercado. E isso não é uma coisa que você consegue fazer na noite para o dia. É um processo que tem todo um passo a passo e que você pode aprender e aplicar no seu negócio.

E para te ajudar nessa missão, eu quero te fazer um convite!

Vai começar a Jornada Da Cozinha para o Mundo, um evento Online e Gratuito onde eu vou te ensinar como transformar o seu talento na cozinha em um negócio de sucesso, conseguindo faturar 1 mês de vendas em apenas 1 dia.

Eu vou deixar aqui embaixo um link com o site para você clicar e reservar sua vaga gratuitamente. Assim que a primeira aula for ao ar, eu vou correndo te avisar por e-mail, combinado?

[CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA JORNADA GRATUITAMENTE]

Deixe sua dúvida ou comentário no campo abaixo:

Renata Carbonero

Renata Carbonero

Criadora de Conteúdo