9 Dicas para ter sucesso com o seu delivery de comida
O número de empresas de delivery de comida cresce a cada dia mais e com isso os aplicativos de entrega ganham força no mercado. E o sucesso da performance destes aplicativos, acabam motivando novos empreendedores a se lançarem no mercado de delivery.
Aplicativos de entrega nascem da necessidade de levar praticidade e facilitar o dia a dia das empresas que trabalham com lanches, refeições, doces, salgados e da necessidade de trazer comodidade aos consumidores, que agora podem pedir os mais variados tipos de comida através de aplicativos, desde a tradicional pizza até mesmo sorvetes e açaí.
Tem muitos estabelecimentos que nem possuem mesas ou garçons, trabalham apenas com serviço de delivery, seja por questões de orçamento, pois não tem dinheiro para iniciar com uma estrutura completa ou simplesmente porque optaram por trabalhar com este modelo de negócio. Algumas destas empresas escolhem trabalhar com entregas somente no período da noite, outras preferem somente aos finais de semana e outras permanecem abertas o dia todo.
E se você tem um delivery de comida ou está pensando em começar um, você precisa estar atento a alguns pontos fundamentais para ter sucesso com o seu delivery. E é justamente por isso que eu trouxe na matéria de hoje 9 dicas para te ajudar a ter um delivery de sucesso.
Confira agora!
1. PÚBLICO
Qual o perfil do público-alvo que você pretende atingir? São pessoas que estão em busca de uma alimentação mais saudável, de repente o público vegano? São pessoas que moram sozinhas e que costumam comer fora de casa? Mães que trabalham fora e que não tem tempo de cozinhar, mas que se preocupam muito com alimentação dos filhos? Pessoas que praticam exercícios físicos e vão a academias? Você precisa definir para quem irá destinar os seus produtos e identificar as necessidades do seu público.
2. CONCORRENTES
Observe o que os concorrentes da sua região estão fazendo. Quais os produtos que eles estão oferecendo aos clientes? Eles trabalham com entregas? Quais horários que eles atendem? De repente onde você mora têm muitos restaurantes de comida japonesa. Então, você precisa investir em um outro tipo de estabelecimento, algo diferenciado para se destacar na região e não ser apenas mais um restaurante japonês.
3. COMECE COM UM CARDÁPIO ENXUTO
Ofereça no seu delivery somente algumas opções de produtos, pois você precisa ter um cardápio enxuto para conseguir fazer um bom controle de estoque e garantir a montagem dos pratos de forma rápida. Para escolher seu cardápio, pense nas refeições e ingredientes que consigam se manter gostosos até serem entregues ao cliente. Tem refeições que só são gostosas quando consumidas na hora. Não adianta oferecer um leque de opções aos clientes e correr o risco de se atrapalhar para atender a todos os pedidos. Comece oferecendo apenas algumas opções no cardápio mas que sejam deliciosas e feitas com ingredientes de qualidade.
4. EQUIPAMENTOS E MATERIAIS
Ao trabalhar com delivery de comida, o número de pedidos tende a aumentar, então, você precisa se atentar ao tamanho da sua estrutura. Às vezes os equipamentos ou equipe que você possui hoje não serão suficientes para atender o número de pedidos do delivery. Pode ser que você tenha que investir em mais equipamentos, mais funcionários ou um espaço maior para atender a demanda.
5. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO E EMBALAGEM
Utilize embalagens adequadas para o seu tipo de produto, para que a refeição ou lanche não chegue todo desmontado na casa do cliente. Você precisa garantir que seu produto irá se manter apresentável, assim como se o cliente estivesse retirando o pedido no seu próprio estabelecimento. E para isso, você precisa pesquisar e estudar quais as melhores opções de embalagens, se colocar no lugar do cliente e pensar como gostaria de receber aquele produto, o que poderia ser melhorado. Às vezes você abre mão de utilizar uma embalagem de maior qualidade porque é mais cara, mas utilizar uma embalagem dessas é o que irá agregar valor no seu produto e garantir a satisfação do seu cliente. Garantir que ele tenha a melhor experiência possível com aquela refeição. Então pense bem na apresentação do seu produto e como gostaria de recebê-lo se você fosse o cliente.
6. ENTREGA
Como fazer as entregas dos produtos? Você pode ter alguém da própria equipe para realizar as entregas de moto ou bicicleta elétrica, contratar uma empresa terceirizada de motoboys, usar aplicativos de delivery que já possuem uma rede de entregadores parceiros ou então contratar diretamente um motoboy.
Para quem está começando, o ideal (na minha opinião) é trabalhar com motoboys terceirizados, onde você contrata uma empresa que possui estes motoboy e você acerta com essa empresa o dia que você precisa do motoboy. “Ahh, eu preciso de um entregador só para sexta, sábado e domingo.” Ok, você vai pagar para essa empresa e ela vai repassar o valor aos motoboys. Assim fica mais fácil para você que só precisa realizar entregas em determinados dias da semana e também não terá vínculos trabalhista com os motoboys.
Ou então, você pode trabalhar com aplicativos de entrega como iFood ou Uber eats, onde estes aplicativos possuem uma rede de entregadores parceiros que vão realizar as entregas para você. Mas atenção! Se você está começando e quer usar os aplicativos, você precisa ter uma estrutura para poder atender a demanda dos pedidos, caso contrario é melhor iniciar apenas com os entregadores terceirizados.
7. MARKETING
Com a quantidade de empresas de delivery de comida que existem no mercado, não basta ter um excelente produto, você irá precisar utilizar também estratégias de marketing para conseguir se destacar no meio dos concorrentes e fazer com que os clientes decidam pedir o seu lanche, as suas refeições, os seus doces, enfim, o seu produto.
Para isso, você pode trabalhar com promoções, montar combos de lanches com bebidas, trabalhar com brindes, por exemplo enviando sempre um docinho para quem comprar o seu lanche. Algo que estimule o cliente a comprar de você, pois hoje existem várias opções que ele pode escolher na hora de pedir uma refeição por delivery.
Além disso, você precisa estar presente nas redes sociais, fazer anúncios digitais, publicar posts que chamem a atenção do seu público para que eles conheçam sua marca e sintam vontade de experimentar os seus produtos.
8. INOVAÇÃO
Procure sempre estar atento as tendências e novidades do mercado para poder estar apresentando produtos de qualidade e melhorando cada dia mais o seu serviço de delivery. Você precisa estar atento a todos os fatores que envolvem seu negócio: tipos de produtos, preço, comportamento do seu público, estabelecimentos e deliveries que surgem na região em que você atua. São detalhes que você precisa ter atenção para manter seu delivery competitivo no mercado.
9. APRESENTAÇÃO DO SEU DELIVERY
Capriche na apresentação do seu delivery. Seja através o seu site, cardápio online ou aplicativo, tanto as fotos quanto a descrição dos seus pratos precisa ser impecável.
As fotos precisam vender por si próprias, aquelas fotos que só de olhar já dão água na boca. E a descrição dos produtos precisa ser clara, já que diferente de um estabelecimento físico, no delivery não tem um atendente ou garçom para tirar a dúvida do cliente na mesma hora.
Crie uma identidade visual bem elaborada, fotos de qualidade, produtos descritos de forma clara e objetiva, para que seu delivery de comida transmita qualidade, segurança e confiança ao seu público.
Se você precisar se aprofundar e entender melhor quais estratégias e ferramentas de marketing gastronômico existem no mercado, CLIQUE AQUI para baixar uma Amostra Grátis do meu livro O Sabor do Marketing. Quem sabe esse livro é o que irá te ajudar a crescer ainda mais com o seu negócio!