Negócio Gastronômico – Destaque de Julho: Nanda Doces Finos
Na matéria de hoje você vai conferir o Negócio Gastronômico escolhido para ser o Destaque do mês de Julho!
Desta vez, quem ganhou uma matéria exclusiva aqui no site foi a empreendedora Fernanda da Costa Siqueira, proprietária da empresa Nanda Doces Finos!
Os principais produtos oferecidos na Nanda Doces Finos são os Bolos confeitados, salgados e doces tradicionais para festas e eventos.
Para divulgar seu negócio e se relacionar com os clientes, a Fernanda conta com a ajuda do Facebook, Instagram e Whatsapp!
Além de utilizar o Whatsapp para se comunicar, enviando as promoções e novidades para sua lista de contatos, a empreendedora também utiliza para fazer pesquisas de satisfação com seus clientes e postar os feedbacks nas redes sociais. Isso é uma ótima estratégia, que gera mais confiança para que aquelas pessoas que ainda não conhecem o trabalho da Fernanda queiram comprar seus produtos, pois outras pessoas falam muito bem deles.
Na Fanpage utilizada para divulgação e propaganda, a empreendedora publica todas as fotos de seus produtos e encomendas, sempre colocando seu cartão de visitas junto aos produtos para passar mais credibilidade ao seu público e evitar que sua foto seja compartilhada sem lhe dar os devidos créditos.
Outra estratégia muito valiosa que a Fernanda utiliza é a realização de parcerias! A empreendedora faz parcerias com influenciadores digitais para divulgar seu negocio e aumentar a visibilidade da sua marca no mercado.
Fernanda também busca se capacitar frequentemente fazendo diversos cursos para poder oferecer aos seus clientes as últimas tendências do mercado e produtos de alta qualidade.
Vamos conhecer a história e saber como surgiu a Nanda Doces Finos?
A HISTÓRIA
“Bom, sempre fui apaixonada por cozinhar, desde meus 13 anos ajudava minha mãe na cozinha, mas empreender começou quando eu tinha uns 19 anos. Eu trabalhava em um call Center, era operadora de telemarketing e fazia faculdade de marketing. Eu ganhava muito mal, e era bolsista na faculdade e pagava 20% da bolsa de estudos. Para complementar a renda eu vendia trufas, cones trufados e na época de Páscoa vendia ovos de chocolate, tanto na faculdade quanto na empresa. Isso ajudava na renda e aumentei meu cardápio, incluindo potinhos de mousse de maracujá e de chocolate.
Mas o grande detalhe é que a minha capacitação e aprendizagem era assistindo programas de tv da tarde como Mulheres na Gazeta, Palmirinha, Edu Guedes, até a saudosa Ofélia da BAND ( assistia muito ela quando criança, minha mãe amava), anotava as receitas num caderninho e depois testava elas.
Comprava em bancas de jornais, revistas de culinária de todos os tipos desde doces, Salgados, biscoitos, bolos, etc…. Naquela época não tinha acesso a internet como temos hoje.
Errei algumas receitas e acertei outras. Mas parei com tudo quando fui promovida na empresa a gestora de pessoas. Tinha cargo de confiança e não podia mais comercializar produtos na empresa.
Depois de alguns anos, fui convidada a trabalhar em uma multinacional, na área de atendimento ao cliente para um grupo financeiro. Iniciei uma MBA em gestão de negócios e vendas, e na pós graduação eu vi uma oportunidade de voltar a fazer doces. Comecei a vender uns potinhos de mousse para os alunos da minha sala na hora do intervalo, nessa época eu achava que podia mais. Pesquisei o mercado e me encantei por Chocotones trufados.
Naquele ano (2009) eu vendi mais de 100 Chocotones ( tanto na nova empresa que eu entrei quanto na pós graduação). E foquei só nisso. O meu trabalho demandava muito de mim, então só fazia renda extra no natal.
Mas em 2014 me senti desfocada profissionalmente, eu era excelente como profissional, tinha os melhores resultados, mas nunca recebia por isso, apenas aqueles famosos tapinhas nas costas e aquelas frases prontas: ” continue assim, você está no caminho certo”. E eu me perguntava: ” que caminho é esse que há anos faço a mesma coisa e nunca sou reconhecida por isso?
Foi aí que pensei: vou fazer um curso de confeitaria no SENAI, e vou me preparar, porque já sabia que no futuro muitas coisas poderiam acontecer, e eu queria um plano B que me fizesse feliz de verdade.
Terminei o curso e fui me aventurar na cozinha fazendo doces tradicionais de festa. Vendia na empresa para meus funcionários e para meus pares de trabalho. Fazia o maior sucesso, meu carro chefe era o brigadeiro de leite ninho com Nutella e o tradicional.
Vendia em média 200 unidades por semana por R$2,20 cada. O lucro era ótimo, e estava me ajudando muito financeiramente, nessa época meu esposo está desempregado.
Criei coragem e fiz uma página no Facebook e coloquei Nanda Doces Finos. Queria fazer doces finos para casamento, doces para festa etc.
Mudei de filial, trabalhava na cidade de Itu e vim trabalhar na matriz que ficava na minha cidade, em Jundiaí. Ali comecei a fazer bolos, salgados e os doces, tipo kit festa para os funcionários da empresa em que trabalhava. Na empresa já tinha uma boa clientela, e quase já não dava conta de conciliar trabalho e confeitaria.
Nesse mesmo ano, eu fiquei grávida do meu primeiro filho. Depois de 7 anos de casada, fui abençoada com essa gestação. Meu filho nasceu e comigo nasceu uma nova mulher, uma nova fase, e percebi que meu filho precisava mais de mim do que eu podia imaginar. Quando retornei de licença maternidade em 2015 pedi para me desligar da empresa. Naquele momento eu vi uma oportunidade e uma chance de fazer o que eu realmente amava e ainda ganhar uma renda por isso.
Dei um tempo e quando meu filho estava com 01 ano comecei a divulgar com mais o intensidade, e comecei a vender para meus primeiros clientes fora da empresa. Pessoas viam meus anúncios no Facebook em grupos de venda, solicitavam orçamento e eu fazia.
E fui crescendo, conquistando clientes. Tive fase de vendia muito, não comia, não dormia, trabalhava feito doida, e tinha época que não vendia nada. E fui analisando o mercado, vendo a procura que os clientes exigia e vi um mercado muito legal para bolos de ensaio de Smash The Cake. Fiz alguns cursos online, fiz teste e deu super certo, comecei a ampliar meu cardápio.
Nessa altura do campeonato eu vendia, bolo, doces tradicionais, salgados, ovos de páscoa, chocotones trufados. Surgiam novos pedidos, cupcakes, biscoitos amanteigados, empadinhas, salgados assados e fui incluindo tudo no meu cardápio.
Em 2017, fiquei grávida novamente, trabalhei até completar 35 semanas. Em fevereiro desse ano meu segundo príncipe nasceu. E meu esposo novamente estava desempregado. Foi aí que não tive opção, passou a dieta de 40 dias e lá estava eu feito doida produzindo ovos de páscoa, mais esse ano eu fiz os tradicionais e inclui no cardápio os ovos de colher, pois ainda não tinha feito. E foi um sucesso total.
Mas havia uma cobrança muito grande de clientes querendo produtos com pasta americana, principalmente bolo. Fiz um curso novamente online e iniciei as vendas de cupcakes, maçãs de chocolate e trufinhas personalizadas com pasta americana, e também está um sucesso.
Recentemente, fiz outro curso também online de biscoito decorado com glacê real, e já me rendeu clientes! Hoje meu negócio virou um food service. Tem quase tudo para uma festa!!
Esse ano quero ampliar meu negócio, contratar um auxiliar de cozinha e ampliar meu cardápio para mais produtos de confeitaria. Meu plano B virou plano A!” Fernanda da Costa Siqueira
PRODUTOS
Confira agora algumas das delícias da Nanda Doces Finos!
Quer ter as delícias da Nanda Doces Finos em sua festa? Faça já sua encomenda!
CONTATO NANDA DOCES FINOS – JUNDIAÍ / SP
Telefone: (011) 98387-1674
Instagram: @nandadocesfinosjundiai
Fanpage: facebook.com/nandadocesfinos
Muito obrigada pela participação Fernanda! Adorei conhecer sua história e como começou esse doce negócio! Tenho certeza que irá inspirar muitas pessoas por aqui! Sucesso e ótimas vendas!
Quer ver seu Negócio Gastronômico no meu Site? Clique aqui e participe do meu grupo no Facebook! Todo mês estarei escolhendo algum Negócio para contar a história. A próxima história pode ser a sua!