5 Dicas para um bom atendimento ao cliente

Se tem uma coisa que todo negócio de sucesso possui é um bom atendimento ao cliente!

Quando falamos de negócios gastronômicos bem-sucedidos, logo pensamos em empresas lucrativas, com produtos de alta qualidade, com muita visibilidade no mercado e é claro, com um bom atendimento ao cliente!

Independente de ser uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, um bom atendimento ao cliente é um dos elementos principais para sustentar um negócio no mercado.

Existem muitos negócios cheios de potencial, mas que não conseguem se sustentar no mercado devido a pouca atenção e interesse em prestar um bom atendimento ao público. Empresas que se preocupam 100% em oferecer um bom produto, mas que acabam se esquecendo que este produto é destinado aos clientes e que os consumidores precisam ser atendidos da melhor maneira possível.

Você mesmo já deve ter passado pela infeliz situação de não ser bem atendido em um restaurante, lanchonete ou doceria. Não é mesmo?

E se voce é dono de um negócio, eu reuni aqui algumas dicas para te ajudar a manter a sua empresa competitiva no mercado e crescer cada vez prestando um bom atendimento ao cliente!

5 DICAS PARA UM BOM ATENDIMENTO AO CLIENTE

1. Seja profissional.

Independente se você é o dono da empresa ou se está no cargo de colaborador, mantenha o seu profissionalismo.

“Como assim Renata?”

Diariamente ocorrem situações onde o funcionário ou dono do negócio age como se não trabalhasse na empresa.

Por exemplo:

O cliente chega no horário do almoço procurando por um determinado funcionário. Se este funcionário não está (está em horário de almoço, ainda não chegou ou até mesmo já encerrou o horário do expediente) disponha a ajudar esse cliente.

Dificilmente apenas esse funcionário que ele está procurando detém a informação que ele precisa ou pode resolver o problema que ele tem.

E eu estou dando esse exemplo, porque certa vez eu estava em um estabelecimento onde um cliente chegou querendo falar com um determinado funcionário. E ao invés do atendente perguntar se ele poderia ajudá-lo, o atendente disse simplesmente que o funcionário que o cliente estava procurando estava em horário de almoço.

O cliente perguntou: “Mas ele vai demorar para voltar?”

E o atendente respondeu: “Não sei, ele está dormindo.”

Nem preciso falar o quanto que o cliente ficou insatisfeito com aquela situação, né?

Não havia problema em o atendente estar dormindo durante o horário de almoço. O problema foi nenhum dos outros atendentes se disporem resolver a situação do cliente. Além disso, não havia necessidade alguma do colega dizer que o outro atendente estava dormindo. Tornou a situação bem mais frustrante para o cliente e para todos que estavam na loja.

Atender um cliente quando um colega de trabalho não está, pode parecer óbvio, né? Mas infelizmente nem todas as pessoas fazem questão de oferecer um bom atendimento, principalmente quando o cliente chega procurando um outro colaborador.

Com toda certeza, se aquele estabelecimento não mudar a forma como atendem os clientes, seus dias estarão contados!

“Mas Renata, o que fazer então nesta situação em que o cliente chega procurando um determinado atendente que não está presente?“

Eu ja trabalhei muito tempo com atendimento ao cliente e se tinha algum caso específico e eu sabia que o cliente viria até mim, eu já deixava o cliente avisado sobre o melhor horário para ele me encontrar. E também, ao sair para o horário de almoço deixava os outros funcionários avisados sobre o que fazer para resolver o problema do cliente que eu estava aguardando chegar.

São 2 ações bem simples e que vão ajudar muito a deixar seu cliente satisfeito:

Primeiro: Se você tem algum atendimento específico para fazer, um caso para resolver ou se o cliente irá buscar algum produto com você, avise esse cliente o melhor horário para ser atendido por você.

Segundo: Se este cliente não aparecer no horário combinado, deixe seus colegas de trabalho cientes do que fazer para resolver o problema desse cliente se ele aparecer fora do horário do seu expediente.

2. Tenha sensibilidade e paciência para compreender o que cliente quer!

Quantas vezes você já foi a um estabelecimento ou a uma loja e sentiu que o atendente não estava prestando atenção no que você estava falando?

O atendente vai fazendo tudo de forma automática e esquece de ouvir o que o cliente está dizendo. Nem ao menos tenta parar para prestar atenção e aí acaba trazendo o seu pedido errado ou não conseguindo oferecer o produto que você deseja.

Se você prestar atenção no que o seu cliente quer, você consegue fazer um atendimento muito mais rápido. eficiente e ainda garante a satisfação daquele consumidor.

3. Ofereça outras opções de produtos que podem agradar o cliente.

Se o cliente vai até o seu estabelecimento e faz um pedido de um produto que você não tem e não pode fazer naquele momento, ofereça outras opções que possam atender aquela mesma necessidade.

Muitas vezes o cliente apenas vira as costas e vai embora porque nem sabe os demais produtos que você oferece. Então você precisa ser ágil e falar para ele sobre outras opções do seu cardápio.

Ao invés de falar: “Não temos esse prato em nosso cardápio”

Você pode dizer: “No momento, não temos esse prato em nosso cardápio, mas o prato XYZ é uma excelente opção se está buscando uma comida italiana”, ou então “Não trabalhamos com esse produto, mas posso te ajudar de alguma outra forma? Temos o produto XYZ que é semelhante produto que você deseja, posso te mostrar?”

E pronto! As chances do cliente parar para ouvir suas indicações e querer comprar esses produtos que ele nem sabia que você oferecia, são grandes.

Agora, se você apenas dizer que não oferece, as chances do cliente ir embora são maiores ainda, pois ele nem tem ideia do que mais pode te perguntar.

4. Seja honesto sempre!

Nem precisava ser uma dica, né? Mas infelizmente nem todas as pessoas são honestas no trabalho.

Não minta! Muitos clientes fazem pesquisas antes de irem até o seu estabelecimento ou simplesmente te ligar para fazer um orçamento. Sem contar que muitos clientes chegam até você através da indicação de outros consumidores.

Quando o cliente percebe que a informação que você está passando não é a mesma informação que fez ele ir até você e desejar o seu produto, ele provavelmente se sentirá enganado e tende a procurar uma outra empresa para fechar o negócio.

5. Conheça muito bem os seus produtos e serviços.

Se prepare para fazer um bom atendimento ao cliente e passar segurança durante a conversa. Se você trabalha com orçamentos, seja com reservas para um restaurante ou orçamentos de bolos, doces, salgados, buffets, você e todos os seus funcionários precisam se manter atualizados sobre os produtos que oferecem e também sobre os seus valores.

Tenha um cardápio para apresentar aos clientes e que contenha todas as informações sobre os produtos. Tem clientes que vão querer saber todas as opções de salgadinhos do seu buffet, o preço para reservar uma mesa para 10 pessoas no seu restaurante e também, clientes que querem saber os ingredientes que contém em determinados pratos, pois são alérgicos ou possuem alguma restrição alimentar.

Algumas vezes você poderá confirmar as informações com o chef, mas e se o chef não estiver naquele momento? Por isso é importante ter todas essas informações detalhadas sobre os produtos que você oferece para garantir um bom atendimento ao cliente.

Eu mesma já deixei de experimentar pratos porque os atendentes não souberam me dizer se continha determinado tipo de ingrediente ou tempero que eu era alérgica. E aí, para não arriscar, pedia um outro prato comum que eu já sabia que não continha os ingredientes ou então ia para outro estabelecimento.

DICA BÔNUS: Capacitação nunca é demais!

Invista em treinamentos para você e para os seus colaboradores. Treine seus funcionários para prestarem um atendimento cada vez melhor aos seus clientes. Sempre tem o que melhorar quando o assunto é atendimento ao cliente. Ofereça novas experiências para os clientes, serviços personalizados, um atendimento diferenciado e algo que surpreenda os seus consumidores.

Quem não gosta de ser bem atendido, não é? Muitas vezes compramos até mais produtos do que temos intenção apenas por ficarmos satisfeitos com o atendimento que tivemos.

Agora, me conta aqui nos comentários o que você gosta de fazer na sua empresa para prestar um bom atendimento ao cliente? E não esqueça de compartilhar essa matéria com o seu amigo que também possui um negócio na área da alimentação.

Deixe sua dúvida ou comentário no campo abaixo:

Renata Carbonero

Renata Carbonero

Criadora de Conteúdo