Escolha uma Página

Funil de vendas – O que é? Como usar para aumentar as vendas do seu negócio? 

Você sabe o que é um Funil de Vendas? Nessa matéria, você vai entender o que é um funil de vendas, como ele funciona e como você pode estar usando o funil de vendas para aumentar o faturamento do seu negócio.

O QUE É FUNIL DE VENDAS?

Funil de vendas é um modelo estratégico que estrutura de forma visual a jornada de compra do cliente. É todo o trajeto, o caminho que o cliente faz desde a primeira vez que ele tem contato com a uma empresa, até a realização da compra de seus produtos ou serviços. Podemos dizer que, o funil de vendas ilustra a jornada do cliente até a compra.

O principal objetivo do funil de vendas é fazer com que a empresa possa guiar os consumidores nessa jornada, conduzido-os até a compra. Mas não de qualquer maneira. É fazer com que o consumidor conheça a sua marca, os seus produtos, crie consciência de que os seus produtos ou serviços podem ajudá-lo a resolver um problema, satisfazer um desejo que ele muitas vezes nem sabia que tinha e decida comprar de você, não só uma vez, mas repetidas vezes. Tudo isso seguindo o processo do funil.

Se você pesquisar na internet, irá encontrar diversos tipos de funil de vendas com etapas diferentes e nomes diferentes. Isso porque ao longo do tempo ele vem sofrendo adaptações de acordo com o comportamento dos consumidores e surgimento de novas tecnologias.

O modelo mais comum e utilizado do funil de vendas possui 4 etapas: Visitantes, Leads, Oportunidades e Clientes.

ETAPA 1: VISITANTES

Nessa primeira etapa do funil, temos os visitantes, que são por exemplo, pessoas que estão navegando na internet, nas redes sociais e chegam até o site da sua empresa, encontram o perfil do seu negócio no Instagram e dão aquela bisbilhotada. Estão ali curiosas.

Essas pessoas geralmente estão buscando alguma coisa, fazem pesquisas no Google, no Youtube, nas redes sociais e acabam encontrando sua marca, tendo o primeiro contato com a sua empresa. 

Imagine que você tenha um ateliê e trabalhe com bolos de casamento decorados com pasta americana. E aí, você começa a receber visitas no seu site de noivas que estão pesquisando no Google sobre bolos de casamento. Essas noivas que ao pesquisarem na internet acabam encontrando o site do seu ateliê, são visitantes.

ETAPA 2: LEADS

A próxima etapa do funil é a etapa Leads. Essa etapa serve para converter os visitantes em leads. E o que são leads? Leads são potenciais clientes. São pessoas, visitantes que se interessaram de alguma maneira pelo seu produto, pelo seu serviço a ponto de preencherem um formulário no seu site, baixarem um cupom de desconto, baixarem um material gratuito, enfim, pessoas interessadas o suficiente para cadastrarem um telefone, e-mail ou fornecerem algum dado para a sua empresa.

Pense no exemplo da noiva que visitou o site do ateliê. Essa noiva viu as fotos do seu portfólio, ficou interessada em saber mais sobre os seus bolos e preencheu um formulário de contato no site para fazer um orçamento.

Essa noiva (essa visitante do seu site), acabou de se tornar uma lead, uma potencial cliente. Alguém que demonstrou interesse no seu produto e tem chances de comprar de você.

Quando seus visitantes se tornam leads, você precisa construir um relacionamento com eles e nutrir seus potenciais clientes com informações e conteúdos relevantes. Sua empresa deverá se aproximar dos leads, criar uma conexão através de conteúdos interessantes, dicas, informações que ajudem esses potenciais clientes a esclarecerem possíveis dúvidas, quebrar objeções e estarem mais próximos da decisão de compra.

A ideia aqui é passar confiança e credibilidade para essas pessoas, para que assim, possam se sentir seguras em dar o próximo passo, que é comprar os seus produtos ou serviços.

Vamos pensar novamente na noiva. Ela entrou em contato com você pelo site, você já forneceu o orçamento do bolo de casamento, inclusive já pediu pra ela te seguir nas redes sociais para conhecer mais sobre o seu trabalho e agora ela está com dúvidas, incertezas, inseguranças. Afinal de contas, esse bolo é para o grande dia dela e tem mais um monte de confeiteiras por aí de quem ela pode comprar o bolo.

Então você deverá produzir conteúdos que passem mais segurança e ajudem essa noiva a decidir comprar de você. Você pode postar um vídeo por exemplo, com dicas sobre decoração de bolos para quem vai casar ao ar livre, postar um vídeo mostrando como você estrutura bem seus bolos de andares, postar comentários de clientes satisfeitos com os seus produtos, postar uma foto dos seus topos de bolos de noivinhos modelados em pasta americana, entre outros conteúdos que vão fazer a noiva se sentir segura em dar o próximo passo, que é comprar de você.

ETAPA 3: OPORTUNIDADES

Na etapa, Oportunidades seus potenciais clientes, os leads já estarão mais informados sobre as possíveis formas de resolver aquela necessidade, satisfazer aquele desejo, conseguir algo que estão buscando. Sua empresa já deu uma boa base de conteúdos relevantes para esses leads te conhecerem melhor e saberem como seus produtos irão ajudá-los. Então, é nessa etapa que você deverá abordá-los e oferecer seus produtos e serviços.

Chegou a hora de abordar a noiva que havia entrado em contato. Você pode ligar, enviar um e-mail, enviar uma mensagem no direct contando sobre uma oferta especial, algo que motive a noiva a fechar com você. De repente você tem um pacote especial de Bolo de casamento + doces finos para oferecer a ela, ou então oferece desconto no topo de bolo personalizado na compra do bolo. Fazer uma oferta irresistível, já que o lead já demonstrou interesse e está inclinado a comprar de você.

ETAPA 4: CLIENTES

Depois disso, esses leads passarão para a próxima etapa do funil, que é a etapa Clientes. Essa etapa é quando as pessoas passam a comprar seus produtos ou serviços, aqueles visitantes lá do início do funil que depois se tornaram leads, agora são seus clientes e você deverá criar ações para fidelizar esses clientes, motivá-los a comprar novos produtos, indicar os seus produtos e serviços para amigos, familiares, e você deverá criar estratégias de retenção.

Voltando ao exemplo da noiva, agora que ela já comprou o bolo e gostou, você pode incentivá-la a indicar o seu ateliê para amigos e familiares e ganhar um desconto na próxima compra, já que você também trabalha com outros doces, além de bolos para casamento. Poderá também enviar a ela por Whastapp o seu cardápio especial de sobremesas que você vende por delivery. Apresentar outros produtos para que a cliente continue comprando de você e indicando os seus produtos e serviços para outras pessoas.

Então o funil de vendas deve funcionar de forma contínua e visando o crescimento e melhoria de cada etapa. Você deve pensar sempre em como atrair cada vez mais pessoas para o seu negócio e em como aumentar cada vez mais sua taxa de conversão, para transformar essas pessoas em clientes fiéis.

Agora que você já sabe o que é funil de vendas e como ele funciona, pense em como usá-lo no seu negócio!

Deixe sua dúvida ou comentário no campo abaixo:

Renata Carbonero

Renata Carbonero

Criadora de Conteúdo