8 Estratégias de Redes Sociais para Restaurantes
Na matéria de hoje, vamos falar sobre as estratégias de redes sociais para restaurantes! E por que? Porque os consumidores buscam informações na internet e nas redes sociais quando desejam ir à uma pizzaria, hamburgueria, a um restaurante e levam em consideração as recomendações de outros clientes que já frequentaram o local.
E você, como dono do negócio deve investir em estratégias que motivem os consumidores irem até o seu estabelecimento, convencê-los de que o seu restaurante é a melhor opção a ser escolhida.
E para te ajudar neste desafio, você poderá contar com as estratégias de redes sociais para restaurantes para fortalecer a presença digital da sua marca e poder oferecer experiências cada vez melhores aos seus clientes.
Eu separei aqui alguns pontos importantes e estratégias de redes sociais para restaurantes para você utilizar no seu negócio.
Confira!
1. INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS NO PERFIL
A primeira coisa que você deve fazer é manter seus perfis, seja do Facebook ou Instagram, sempre atualizados com as informações sobre o seu estabelecimento, como: horário de funcionamento, endereço, telefone de contato, informações sobre serviço de entrega (caso possua) e seu site.
São informações básicas, mas super importantes na hora do potencial cliente pesquisar pelo seu estabelecimento.
2. FOTOS PUBLICADAS
O ramo da alimentação é um dos ramos que mais vendem através de imagens, como dizem “primeiro se come com os olhos”, então é essencial que as fotos dos seus produtos, dos seus pratos sejam bem iluminadas, nítidas, fotos de qualidade. E o principal, que mostrem a realidade do seu produto.
Vale editar as fotos ressaltando os pontos fortes e detalhes do seu prato? Com certeza! O que não vale é apresentar fotos de produtos que estão longe de ser a realidade que você oferece no seu estabelecimento.
Sabe quando você vai a um restaurante e pede aquele prato maravilhoso do cardápio e quando chega não é nada daquilo que você tinha visto na foto? É muito frustrante, né?
Uma vez eu estava em cafeteria famosa no shopping e vi no cardápio um milk-shake de chocolate maravilhoso. Aquele milk-shake consistente, em uma linda taça de vidro, com chantily, flocos de chocolate e tudo que tinha direito. Só de olhar a foto me deu água na boca, então mais que depressa já fiz o meu pedido!
E adivinha! Quando eu recebi o milk-shake na mesa eu dei risada, mas foi de nervoso, veio em um copo comum, pequenininho de plástico e aqueles 5 cm de chantily da foto se transformaram em uma leve espuminha por cima do que parecia ser um simples leite com chocolate.
E como eu me senti? Totalmente frustrada, enganada…para mim foi uma experiência ruim e fiquei com uma imagem negativa da cafeteria, mesmo tendo outros produtos maravilhosos. Por conta daquele “milk-shake” não voltei mais lá, porque sinto que serei novamente enganada.
Então, preste muita atenção nas fotos que você publicar, elas devem revelar ao máximo a qualidade dos seus pratos, mas nunca tornar seu produto diferente da realidade (caso contrário você terá clientes frustrados rsrs).
Tem fotógrafos profissionais que são especializados em fotografias de alimentos e fazem um trabalho incrível, mas se você ainda não tem condições de contratar um profissional, poderá fazer também ótimas fotos utilizando um celular que tenha uma câmera de qualidade. Hoje em dia, a maioria dos celulares possuem boas câmeras que você já consegue fazer ótimas fotos dos seus produtos.
Inclusive já tem uma matéria aqui no blog falando exatamente sobre isso: Como Tirar Fotos que Vendem.
3. UTILIZAR HASHTAGS
Quando postar uma foto no Instagram, utilize hashtags para facilitar que outras pessoas encontrem seu perfil durante as pesquisas. As hashtags são palavras-chave utilizadas para identificar o tema do conteúdo que está sendo publicado.
E elas são muito importantes para o alcance das suas publicações, aumentando o número de seguidores, fãs ou clientes.
Por exemplo, você tem o “Verde Gourmet” um restaurante vegetariano na cidade de Florianópolis e publica a foto de uma deliciosa pizza de palmito.
Você poderá utilizar hashtags como: #verdegourmet #restauranteflorianópolis #restaurantevegetariano #restaurantevegetarianoflorianópolis #pizzadepalmito #pizzavegetariana #pizzariavegetariana #comidavegetariana
Palavras-chave que seu potencial cliente possa pesquisar e encontrar o seu estabelecimento.
Se sentir dificuldades, hoje tem muitas ferramentas e aplicativos gratuitos que te ajudam a encontrar as melhores hashtags pra usar no seu negócio, basta dar uma pesquisar no Google sobre “ferramentas para encontrar hashtags” que você já vai encontrar esses sites e aplicativos.
4. ATENDIMENTO NAS REDES SOCIAIS
Dúvidas como: preços, delivery, reservas para aniversários, reservas para casamentos, o ideal é que tenha sempre alguém responsável para responder aos clientes nas redes sociais de imediato, pois se você demorar a responder, mesmo que por algumas horas, o risco desta pessoa ir até o seu concorrente é grande. Hoje, com as facilidades de comunicação na internet as pessoas são imediatistas, querem tudo muito rápido, qualquer espera já é motivo para procurar outro serviço, outro produto.
5. RECLAMAÇÃO DE CLIENTES NAS REDES SOCIAIS
Se por algum motivo seu restaurante foi exposto negativamente nas redes sociais, o cliente reclamou de alguma experiência ruim que teve em seu estabelecimento, peça desculpas e ofereça um almoço por sua conta, peça a ele uma nova oportunidade para corrigir essa experiência ruim eu ele teve.
O ideal é que responda ao cliente publicamente pedindo desculpas e comunicando que enviou uma mensagem particular a ele para reparar este erro.
Você pode responder publicamente dando a ele algo de graça, mas correrá o risco de pessoas de má fé verem este seu comportamento e fazerem uma reclamação sem fundamento, achando que também vão ganhar “o almoço de graça”.
6. LINGUAGEM DA MARCA
Defina um tipo de linguagem para utilizar na comunicação com seus clientes nas redes sociais. Essa linguagem deverá ser definida levando em consideração o posicionamento da sua marca, a personalidade que ela tem. Vai usar uma linguagem mais formal, ou mais divertida, mas descontraída?
Se você tem por exemplo um restaurante fino, onde geralmente tem muitas reservas para festas de casamento, eventos corporativos, pode utilizar uma linguagem mais formal, para se conectar com o seu público que geralmente será um público mais formal. Agora se você tem um buffet de festas infantis, ou um fast-food, já poderá utilizar uma linguagem mais descontraída. É uma regra? Não. A linguagem da sua marca deverá acompanhar seu posicionamento e o perfil do seu público alvo.
7. CHECK-IN NAS REDES SOCIAIS
Ofereça um benefício a mais aos clientes que fizerem check-in no seu restaurante, você pode dar desconto, oferecer uma sobresa gratuita, um brinde ou uma bebida, o que for mais viável para o seu negócio. Através do check-in os amigos do seu cliente poderão ver que ele foi até seu restaurante, e de certo modo isso servirá de indicação. Vai inspirar confiança, provocar uma curiosidade nas pessoas em visitarem aquele local, no caso o seu restaurante.
Se você tem um fast-food por exemplo, poderá colar um aviso no seu estabelecimento:
“Faça o check-in no Facebook ou marque sua localização no Instagram e ganhe 1 porção de batatas fritas”.
Esse tipo de promoção pode ser permanente. Ou também, na hora de pagar se o cliente fizer o check-in nas redes sociais você pode dar a ele 10% de desconto. Dessa forma seu negócio irá aparecer nos feeds de muitas outras pessoas e você irá ganhar visibilidade no mercado. E lembre-se, para facilitar essa estratégia o ideal é que o wi-fi seja liberado no seu estabelecimento.
8 FAÇA ANÚNCIOS NAS REDES SOCIAIS
Nem tudo que você publica chega a todos os seus seguidores, o Facebook e o Instagram mostram suas fotos e conteúdos apenas para uma pequena parcela dos seus seguidores, por isso, quando fizer uma promoção ou quiser que todos vejam seu post, aproveite para fazer um anúncio! Você pode escolher anunciar para os seus seguidores e também para pessoas com perfis e caraterísticas semelhantes ao seu público alvo, além de poder também segmentar o publico que deseja atingir detalhadamente. Os anúncios são excelentes para gerar vendas e trazer mais visibilidade ao seu negócio.
ESTRATÉGIA BÔNUS
Essa dica não é sobre redes sociais mas vale muito a pena te contar se você possui um restaurante.
É sobre aplicativos de delivery! Aplicativos de entrega como iFood, Uber Eats e Rappi têm ajudado muitos estabelecimentos a triplicarem suas vendas!
É uma excelente opção para você que não possui entregadores no seu estabelecimento, pois neste caso você só precisa se preocupar em produzir o seu produto. Muito prático, né?
Um jeito fácil para escalar suas vendas e se tornar mais conhecido em sua cidade.
Essas foram as dicas e estratégias de redes sociais para restaurantes que eu trouxe hoje para você!
Agora, se você quer se aprofundar e conhecer ferramentas e estratégias que existem no marketing gastronômico utilizadas por pequenos, médios e grandes negócios do ramo da alimentação, eu te convido a conhecer o meu livro O Sabor do Marketing, nele eu conto as melhores estratégias e técnicas utilizadas no ramo da gastronomia para gerar vendas e trazer reconhecimento para sua marca.